Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana vai buscar mitigar efeitos das obras de infraestrutura viária no trânsito da cidade

23 DE Agosto DE 2019
  • Frentes Parlamentares

• A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de mobilidade urbana do município de Blumenau se reuniu na manhã desta quinta-feira (22), com a participação do presidente Jens Mantau (PSDB) e dos vereadores membros Professor Gilson (PSD) e Alexandre Caminha (PP).

Os parlamentares discutiram ações com as quais a Comissão pode se envolver para melhorar a mobilidade no município. O vereador Professor Gilson citou que as obras viárias que estão ocorrendo na cidade estão causando um grande impacto em algumas ruas, quando o fluxo de veículos é desviado, causando problemas para a população.

“Vamos ouvir essa população nas próximas semanas e trazer essa discussão para a Câmara, junto com os secretários municipais, para saber o que pode ser feito para ajudar essas pessoas que até então viviam em ruas tranquilas”, assinalou o vereador. Citou como exemplo ruas próximas à Rua Humberto de Campos que estão recebendo um grande fluxo de carros em alta velocidade, e por isso a comunidade está solicitando redutores de velocidade e placas indicativas.

Já o vereador Alexandre Caminha propôs que a Comissão ajude a fiscalizar a condição das calçadas da cidade, em especial o nivelamento com acesso às faixas elevadas, para não desestimular as pessoas que já utilizam meios alternativos de transporte. Também sugeriu provocar o Executivo para fazer um teste de compartilhamento dos corredores de ônibus com vans escolares e táxis. “Também é preciso questionar os não-usuários do transporte coletivo o que eles precisariam ter à disposição para que deixassem efetivamente o carro em casa e utilizassem o transporte alternativo”, sugeriu.

Após as considerações, o presidente Jens Mantau determinou que sejam colhidas imagens, pela TV Legislativa, juntamente com depoimentos de moradores das adjacências das ruas Humberto de Campos, General Osório, Rua Bahia e República Argentina em horários de pico. Os materiais então serão apresentados aos secretários de Obras, Planejamento e Mobilidade Sustentável na próxima reunião da Comissão, buscando auxiliar os moradores das regiões mais atingidas pelas obras em andamento.

Em um segundo momento será realizada a reunião com o presidente do Seterb para dar andamento às sugestões apresentadas pelo vereador Alexandre Caminha.

A playlist completa no canal do youtube para acompanhar os encaminhamentos que foram adotados

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Reprodução TVL