Confira os projetos e proposições aprovados na sessão desta terça-feira (4)
Projeto aprovado em redação final:
Projeto de Lei 9294/2025, de autoria do vereador Bruno Cunha, que "INSTITUI O PROGRAMA SAMU MIRIM NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU."
Projetos aprovados em segunda votação:
Projeto de Lei 9316/2025, de autoria do vereador Jovino Cardoso Neto, que "DENOMINA DE RUA BOM JESUS, VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO ITOUPAVAZINHA."
Projeto de Lei 9329/2025, de autoria do vereador Almir Vieira, "DENOMINA DE RUA BERTOLD HIERONYMUS DICKMANN, VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO VALPARAÍSO."
Projeto de Resolução 651/2025, de autoria da Mesa Diretora, "ALTERA A REDAÇÃO DE DISPOSITIVOS DA RESOLUÇÃO Nº 460, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015, PARA ATUALIZAR A REMUNERAÇÃO DOS ESTUDANTES/ESTAGIÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU."
REQUERIMENTOS
VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:
Requerimento 2630/2025, "providências ao Executivo
Municipal/Semus para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: - Para quando está prevista a ampliação do
Ambulatório Geral da Família (AGF) do bairro Badenfurt? Justificativa:
o referido AGF passou por uma reforma estrutural recente, entretanto, a
ampliação prometida à comunidade não foi executada. Em razão da falta de espaço
físico adequado, a Secretaria Municipal de Saúde continua mantendo o aluguel de
um galpão, que originalmente seria utilizado apenas de forma temporária durante
o período das obras. Dessa forma, solicita-se esclarecimento quanto ao
planejamento, cronograma e previsão orçamentária para a execução da ampliação
do prédio próprio, a fim de eliminar a necessidade de manutenção desse espaço
alugado, reduzir custos públicos e garantir melhores condições de atendimento à
população de Badenfurt. "
Requerimento 2640/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quando será realizada a revitalização, reforma,
manutenção e recuperação da Praça Cirilo Theiss, localizada no bairro Velha
Central. Justificativa: a Praça Cirilo Theiss é um dos principais espaços
de lazer e convivência da comunidade da Velha Central. Atualmente, o local
apresenta desgaste estrutural e falta de manutenção adequada, com equipamentos
danificados, pintura desgastada e áreas verdes precisando de revitalização.
Moradores têm cobrado melhorias para que o espaço volte a oferecer segurança,
conforto e atratividade para crianças, idosos e famílias que utilizam o local
diariamente. Uma intervenção de revitalização e manutenção é essencial para
resgatar o caráter comunitário da praça e valorizar o espaço público. Diante
disso, solicita-se que o Executivo informe se há projeto em andamento, recursos
previstos ou cronograma definido para a execução da obra de revitalização da
Praça Cirilo Theiss. "
VEREADOR(A) ALEXANDRE MATIAS:
Requerimento 2647/2025, " Providências ao Executivo
Municipal/ Samae para que, na forma e dentro do prazo
legal, responda ao seguinte pedido de informação: - Qual a possibilidade
de efetuar limpeza em caixas coletoras de esgoto coletivas situadas nas
Rua José Isidoro Corrêa, em frente ao N° 1916, e Rua Noêmia Batista da
Silva, em frente ao N° 90, ambas no bairro Ponta Aguda? Obs.: as referidas
caixas foram construídas pelo município e sempre foram limpas pelo Samae, porém
faz muito tempo que não é feito nenhuma manutenção ou limpeza nos locais acima
citados."
VEREADOR(A) ALMIR VIEIRA:
Requerimento 2620/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há possibilidade de disponibilizar um espaço ou sede para
a UNIBLAM – União Blumenauense das Associações de Moradores? A UNIBLAM é uma
entidade sem fins lucrativos que representa diversas associações de moradores
do município, desempenhando um papel fundamental na mediação entre a comunidade
e o poder público. No entanto, a instituição enfrenta dificuldades por não
dispor de um espaço físico próprio para realizar reuniões, atendimentos e
atividades administrativas, o que compromete o pleno desenvolvimento de suas
ações e sua representatividade. A disponibilização de um local adequado
contribuiria significativamente para fortalecer a atuação da entidade, promover
a participação comunitária e apoiar o trabalho voluntário que beneficia toda a
cidade. Em caso de resposta positiva, solicita-se informar se já existe um
espaço previsto e qual o prazo estimado para disponibilização. Em caso de
resposta negativa, pede-se que sejam apresentadas as justificativas que
inviabilizam o atendimento da solicitação neste momento. Obs.: mais informações
com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a assessoria pelo telefone
3231-1519."
Requerimento 2621/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SECTUR para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Há possibilidade de reforçar a fiscalização e
implantar sinalizações educativas no Parque Ramiro Rudiger, localizado na R.
Alberto Stein, 416 - Velha, de forma a orientar e conscientizar os
frequentadores quanto ao respeito aos animais e à preservação do espaço
público? A instalação de placas informativas e a intensificação da vigilância
contribuiriam significativamente para reduzir o contato inadequado dos
frequentadores com os animais, protegendo a fauna local e promovendo a educação
ambiental da comunidade. Em caso de resposta positiva, que seja informado o
prazo estimado para a implantação das sinalizações e reforço da fiscalização no
Parque Ramiro Rudiger. Em caso de resposta negativa, que sejam apresentadas as
justificativas técnicas ou orçamentárias que impeçam a implementação da medida.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a
assessoria pelo telefone 3231-1519. "
Requerimento 2622/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMMAS para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Há possibilidade de reforçar a fiscalização e
implantar sinalizações educativas no Parque Ramiro Rudiger, localizado na R.
Alberto Stein, 416 - Velha, de forma a orientar e conscientizar os
frequentadores quanto ao respeito aos animais e à preservação do espaço
público? A instalação de placas informativas e a intensificação da vigilância
contribuiriam significativamente para reduzir o contato inadequado dos
frequentadores com os animais, protegendo a fauna local e promovendo a educação
ambiental da comunidade. Em caso de resposta positiva, que seja informado o
prazo estimado para a implantação das sinalizações e reforço da fiscalização no
Parque Ramiro Rudiger. Em caso de resposta negativa, que sejam apresentadas as
justificativas técnicas ou orçamentárias que impeçam a implementação da medida.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a
assessoria pelo telefone 3231-1519. "
Requerimento 2623/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEPLAN para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Existe estudo ou previsão para realizar a
restauração e revitalização da Praça Governador Jorge Lacerda, localizada na
Rua Dois de Setembro, nas proximidades do nº 2877? O referido espaço público
encontra-se em condições precárias, com cercas danificadas, brinquedos
quebrados e estrutura geral degradada, o que tem comprometido a segurança e o bem-estar
dos frequentadores. Diante disso, solicita-se que seja avaliada a viabilidade
técnica e orçamentária para a execução das melhorias necessárias, incluindo
reparos estruturais, substituição dos brinquedos danificados e requalificação
paisagística do local. Em caso de resposta positiva, solicita-se informar o
prazo previsto para início das intervenções. Em caso de resposta negativa,
requer-se a apresentação das justificativas que impossibilitam a adoção das
medidas solicitadas. Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir
Vieira ou com a assessoria pelo telefone 3231-1519. "
Requerimento 2624/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMOB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Existe projeto ou estudo técnico para a
reperfilagem da Rua Heinz Hartmann, situada no bairro Itoupava Seca, atualmente
pavimentada com paralelepípedos? A reperfilagem é necessária para melhorar a
segurança, mobilidade e conforto de pedestres e veículos que circulam pela via,
que apresenta desníveis, poças e desgaste do pavimento. Em caso de resposta
positiva, solicita-se que seja informado o prazo previsto para execução da
obra. Em caso de resposta negativa, requer-se que sejam apresentadas
justificativas detalhadas para a impossibilidade de implementação da medida.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou pelo telefone
3231-1519."
Requerimento 2625/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEPLAN para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Existe estudo para a implantação de uma placa de
sinalização de "Proibido estacionar" na Rua Daiana Aparecida de
Souza, próximo ao nº 305, ao lado do virador, no bairro Salto Norte? A
implantação de uma placa de “Proibido Estacionar”, faz-se necessária devido à
constante obstrução da via por veículos estacionados no local. Essa situação
tem dificultado a manobra de caminhões de coleta de lixo e vans escolares, que
frequentemente enfrentam problemas para realizar o retorno com segurança e
fluidez. A medida visa garantir a mobilidade, a segurança viária e o bom
funcionamento dos serviços públicos na região. Caso a resposta seja positiva,
este Vereador solicita o prazo para a implantação da sinalização horizontal de
“Proibido Estacionar”. Caso a resposta seja negativa, solicita que seja
realizado um estudo para a devida implantação. Obs.1: mais informações com o
Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a assessoria pelo telefone 3231-1519.
Obs. 2: imagens anexas. "
VEREADOR(A) BRUNO CUNHA:
Requerimento 2628/2025, "providências ao Executivo
Municipa/ SEPLAN para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Solicita informações sobre a possibilidade de
alteração no nome de uma das ruas que atualmente causam confusão aos moradores
e prestadores de serviço. Trata-se da Rua Mathias Herkenhoff e da Rua Mathias
Herkenhoff Júnior, cujos nomes semelhantes têm gerado equívocos em
correspondências, entregas e, principalmente, em atendimentos de saúde de
urgência, o que preocupa a comunidade local. Diante disso, questiona-se: - Há a
possibilidade de estudo para alteração ou adequação da nomenclatura de uma das
vias, a fim de evitar confusões e garantir maior segurança e eficiência nos
atendimentos à população? "
Requerimento 2634/2025, "providências ao Executivo
Municipal/ SEPLAN, para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Solicita estudo para implantação de travessia
elevada ou redutor de velocidade compatível com a via e de acordo com o Código
de Trânsito Brasileiro (CTB), na Rua Pastor Oswaldo Hesse, nas proximidades do
número 1405 no Bairro Ribeirão Fresco. Moradores e motoristas que
circulam pelo local relatam excesso de velocidade por parte de alguns
condutores, o que coloca em risco a segurança de pedestres e demais usuários da
via. Diante disso, solicita-se que a SEPLAN realize estudo técnico para avaliar
a viabilidade da implantação de travessia elevada ou outro dispositivo de
redução de velocidade adequado à característica da rua. Diante do exposto,
questiona-se: - A Secretaria já possui algum estudo em andamento para
implantação de travessia elevada ou outro tipo de redutor de velocidade nesse
trecho? - Em caso negativo, há possibilidade de inclusão da Rua Pastor Oswaldo
Hesse, altura do número 1405, em cronograma futuro de análise e intervenção
viária? "
Requerimento 2642/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Considerando as informações recebidas de
moradores da Rua Casemiro de Abreu, nº 275, no bairro Vila Nova, que relatam a
existência de um vazamento de água na via pública, o que vem causando prejuízos
à pavimentação e transtornos aos moradores e pedestres, indaga-se: - Quando o
Samae irá verificar a situação mencionada, identificar a origem do
vazamento e adotar as medidas necessárias para o reparo imediato, evitando
o agravamento dos danos na via e o desperdício de água? Obs.: imagem
anexa."
Requerimento 2643/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, preste as seguintes
informações: Considerando que moradores da Rua George Friedrich Mordhorst
relataram grande acúmulo de resíduos, conforme fotos encaminhadas a este
gabinete; Considerando a importância da coleta regular e eficiente de lixo,
especialmente da coleta seletiva, para a manutenção da limpeza pública e
preservação ambiental; Requer-se: - Há estudo ou previsão para aumentar a
frequência da coleta de lixo na Rua George Friedrich Mordhorst, no Bairro
Itoupava Central? - Existe planejamento específico para ampliar as passagens da
coleta seletiva nessa via? - Caso negativo, quais medidas o SAMAE pretende
adotar para evitar o acúmulo de resíduos na localidade? Justificativa:
o pedido visa atender às demandas da comunidade, que enfrenta acúmulo de
lixo e transtornos decorrentes da baixa frequência de coleta. O aumento das
passagens, especialmente da coleta seletiva, contribuirá para a limpeza urbana,
saúde pública e incentivo à reciclagem "
Requerimento 2644/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quando irão consertar o vazamento de água na Rua
Presidente Gaspar Dutra, localizada no bairro Vila Nova? Justificativa: tal
situação tem causado transtornos aos moradores da região, prejudicando a rotina
e o bem-estar da comunidade. "
Requerimento 2645/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Solicita-se informações sobre quando serão
realizados os reparos na Rua Promotor Ribeiro de Carvalho, localizada no bairro
Vila Nova, considerando que um encanamento na rua encontra-se comprometido,
causando transtornos e prejudicando a circulação de veículos e pedestres, bem
como o bem-estar dos moradores. "
Requerimento 2646/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SETERB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: - Quando serão realizadas melhorias no ponto de
ônibus localizado na Rua Euclides da Cunha, no bairro Velha, que atualmente não
possui cobertura, causando transtornos aos moradores que frequentemente se
molham enquanto aguardam o transporte coletivo? Obs.: além da instalação de
cobertura, é também necessária a colocação de caixas coletoras de lixo, a fim
de manter o local limpo e adequado para os usuários do transporte
público."
VEREADOR(A) BRUNO WINZEWSKI:
Requerimento 2636/2025, "Pedido de informação sobre a
infraestrutura urbana do Bairro Bom Retiro acerca de dois temas de grande
relevância para a comunidade local: (1) falhas no sistema de drenagem pluvial
na Rua Richard Holetz, que gera alagamentos crônicos; e (2) a previsão de
implantação das vias projetadas 24a e 24b, constantes no GEO Blumenau. 1. SOBRE
A FALHA NO SISTEMA DE DRENAGEM DA RUA RICHARD HOLETZ Conforme relato do morador
local e representantes da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom
Retiro (AMABRE), o sistema de drenagem pluvial subterrânea que
desagua no ribeirão local sofre de uma falha de concepção: a direção
do fluxo da galeria está contra o sentido natural de escoamento do
ribeirão. Este erro projetual resulta em um fenômeno de
represamento durante eventos de precipitação média a alta. Ao encher, o
ribeirão, com maior força hidráulica, impede o escoamento normal da água da drenagem,
fazendo com que a água represada retorne pelo sistema subterrâneo e transborde
para as vias públicas, causando alagamentos recorrentes. Neste sentido,
sugere-se a correção do sentido da rede de drenagem, fazendo a água escoar
em direção ao sentido do fluxo natural do ribeirão para resolver o
problema. Diante desse cenário, solicitamos as seguintes informações: A
Secretaria Municipal competente já tem ciência e um diagnóstico técnico
formal sobre o desague do fluxo de drenagem na Rua Richard Holetz? Existe
um projeto de engenharia elaborado para corrigir a situação,
realocando o ponto de deságue e readequando-o, conforme sugerido? Caso
exista tal projeto, qual o cronograma estimado para sua execução?
Caso não exista, qual solução a curto prazo a Secretaria estuda e projeta?
2. SOBRE AS VIAS PROJETADAS 24A E 24B Consultando o sítio oficial do GEO
Blumenau, verifica-se a previsão de duas vias de conexão ao final da Rua
Richard Holetz: A Via 24b, que faria a ligação direta entre a Rua Richard
Holetz e a Rua Cuiabá. A Via 24a, que se conectaria à Via Projetada 24,
permitindo o acesso à Rua Ingo Hering. A implantação dessas vias é de extrema
importância para a mobilidade urbana local, auxiliando inclusive na dispersão
do tráfego. Não menos importante, a implantação das vias traria significativo
destaque ao bairro, que a muito tempo não vê projetos de destaque sendo
viabilizados. Nesse contexto, indagamos: Qual o status atual desses
projetos no Plano Diretor e na programação orçamentária da Prefeitura? A Via
24b, aparentemente de menor extensão e complexidade, possui previsão
orçamentária e licitatória para sua abertura e pavimentação? Em caso
positivo, qual o prazo estimado para o início das obras? Os projetos
de abertura dessas vias já incluem a execução de novas galerias de águas
pluviais e um sistema de drenagem moderno e adequado, de modo a integrar e
melhorar a capacidade de escoamento da microbacia? Ressaltamos a extrema
importância na resolução do problema de drenagem na Rua Richard Holetz,
que afeta a segurança, o bem-estar e o patrimônio dos moradores. A correção
dessa falha, conjugada com a implantação das vias projetadas com uma moderna
infraestrutura de drenagem, representaria um avanço histórico para a qualidade
de vida no bairro. Certo de sua sensibilidade para com as demandas da
comunidade, aguardamos pelo posicionamento e a indicação de medidas
concretas."
Requerimento 2637/2025, "Pedido de informação sobre
falhas no sistema de drenagem em travessias elevadas no Bairro Bom Retiro. Em
recente atendimento neste gabinete com o representante da Associação de
Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), o Sr. Olaf busca a
resolução de problemas recorrentes de drenagem em diversas travessias
elevadas (lombofaixas) no Bairro Bom Retiro. No ato, imediatamente explanou
o caso e me informou que a associação protocolou junto à Ouvidoria-Geral
do Município, sob o nº 2025/21294, um documento detalhando a situação, com
fundamentação técnica e legal, alertando para a inadequação do sistema de
drenagem que gera obstruções constantes, alagamentos e compromete a
acessibilidade e segurança de pedestres. Não só tratou das 'faixas elevadas',
como também menciona que há problemas com drenagem obstruída no acesso das
ruas Osvaldo Berndt e Belém. Diante do exposto, e considerando a recorrência do
problema, solicitamos as seguintes informações e providências: A Prefeitura
Municipal já tem ciência do problema relatado pela AMABRE? Em caso
positivo, quais medidas já foram adotadas? Existem outras demandas ou
registros similares referentes a esses mesmos locais ou a travessias
elevadas em outras regiões do município? Há ações ou medidas em
andamento para solucionar a situação relatada? Em caso afirmativo, qual
o prazo estimado para a conclusão? Caso não haja medidas em curso,
qual o prazo para o início dos serviços de desobstrução e adequação
do sistema de drenagem nos locais apontados? Existe algum projeto de
engenharia ou obra futura que vise a substituição ou reforma do sistema de
drenagem nas travessias elevadas do Bairro Bom Retiro, com vistas a
uma solução definitiva? Foi realizada vistoria técnica pelas
Secretarias responsáveis para avaliar a inadequação do projeto atual? Se sim,
há um parecer técnico que indique a solução a ser implementada? Há
previsão orçamentária ou licitatória para a execução de melhorias na drenagem
urbana em áreas com problemas crônicos como a do Bairro Bom Retiro? A
Prefeitura considera a sugestão apresentada pela AMABRE, com base no
manual da CET, que propõe a instalação de grelhas de concreto para melhorar a
vazão e evitar obstruções? Certo do pronto atendimento a este
requerimento, me despeço com votos de estima e consideração, aguardando um
posicionamento das medidas concretas que assegurem a qualidade dos espaços
públicos e o cumprimento das normas de acessibilidade e drenagem urbana."
Requerimento 2638/2025, "Pedido de informação quanto às
ações ou planejamentos para regularização de uso de terreno particular para
fins de estacionamento do CEI Wally Serena Brandes. Em visita técnica ao CEI
mencionado, localizado no endereço Rua Valdemiro Dias, 88, no Bairro Passo
Manso, foi constatada a utilização de um lote vizinho como área de
estacionamento para funcionários, pais e responsáveis que realizam o transporte
das crianças. Conforme consulta oficial ao sítio do Cadastro Imobiliário
Municipal, o terreno em questão é identificado pela Inscrição Cadastral
(IC) nº 3-2-22-2-1571 e está classificado como de patrimônio
particular. Apesar do desinteresse do proprietário em zelar pelo seu
patrimônio, a utilização atual, embora atenda a uma necessidade urgente da
comunidade escolar, carece de amparo legal e formalização perante o Poder
Público. A presente solicitação tem como objetivo central elucidar a situação e
buscar soluções seguras e legais para a comunidade e para o Poder Municipal. A
regularização dessa área é de extrema importância para: Garantir a segurança
viária e pedestre no entorno do CEI, especialmente nos horários de pico de
entrada e saída. Oferecer um local adequado e formal para o estacionamento
de veículos, evitando transtornos e riscos aos moradores do bairro. Assegurar
que a solução encontrada esteja em conformidade com a legislação
municipal. Diante do exposto, e considerando o interesse público envolvido,
venho REQUER que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, e/ou a
Secretaria responsável, nos informe e adote, conforme a competência do
Executivo, as seguintes providências: a) Informar se o Poder Público
Municipal tem ciência da utilização do terreno de IC nº 3-2-22-2-1571 como estacionamento
comunitário do CEI; b) Esclarecer qual o instrumento legal ou procedimento
cabível para a regularização desta situação, tais como: cessão de uso,
permissão de uso, convênio, ou qualquer outro mecanismo previsto em lei;
c) Verificar a viabilidade urbanística e legal da destinação do referido
terreno para estacionamento, considerando o Plano Diretor do Município e a
legislação de uso e ocupação do solo; d) Disponibilizar, se for o caso, um
cronograma de ações a serem tomadas pelos órgãos municipais para solucionar a
questão."
VEREADOR(A) DIEGO NASATO:
Requerimento 2648/2025, "Providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Com fundamento no artigo 15, inciso X, da Lei Orgânica do
Município de Blumenau, com redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 36/2007,
bem como nos princípios constitucionais da eficiência administrativa e da
duração razoável do processo, previstos respectivamente nos artigos 37, caput,
e 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal, o Vereador que subscreve requer
informações sobre o motivo da ausência de resposta aos requerimentos
encaminhados pela Câmara Municipal, os quais ultrapassaram o prazo legal para
resposta, sem qualquer solicitação formal de prorrogação. Transcrição dos
dispositivos legais aplicáveis: Art. 15, inciso X, da Lei Orgânica de Blumenau
(Emenda nº 36/2007): “Compete, privativamente, à Câmara Municipal, entre outras
atribuições: X – convidar e ou solicitar informações ao Prefeito sobre assuntos
referentes à administração, marcando prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por
igual período, a pedido, pela complexidade da matéria ou pela dificuldade de
obtenção de dados solicitados, para que preste as referidas informações
pessoalmente ou encaminhe os documentos requisitados pela Câmara Municipal na
forma desta Lei Orgânica.” Art. 37, caput, da Constituição Federal: “A
administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...).” Art.
5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal: “A todos, no âmbito judicial e
administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que
garantam a celeridade de sua tramitação.” Ressalta-se que diversos
requerimentos permanecem pendentes de resposta há mais de 60 (sessenta) dias,
sem qualquer comunicação formal de prorrogação, em descumprimento aos
dispositivos citados. Relação dos requerimentos pendentes: 1376/2025,
1374/2025, 1371/2025, 1474/2025, 1485/2025, 1486/2025, 1539/2025, 1547/2025,
1549/2025, 1564/2025, 1574/2025, 1600/2025, 1702/2025, 1718/2025, 1719/2025,
1721/2025, 1722/2025, 1828/2025, 1827/2025, 1844/2025, 1881/2025, 1948/2025, 1979/2025,
1980/2025, 1989/2025, 2002/2025, 2065/2025, 1273/2025, 1272/2025, 1251/2025,
1325/2025, 1341/2025, 1342/2025, 1343/2025, 898/2025, 947/2025, 984/2025,
988/2025, 998/2025, 996/2025, 1070/2025, 1100/2025, 1097/2025, 1175/2025,
1200/2025, 1255/2025, 1253/2025, 1252/2025, 779/2025, 234/2025, 246/2025,
252/2025, 299/2025, 298/2025, 296/2025, 354/2025, 403/2025, 402/2025, 442/2025,
448/2025, 474/2025, 506/2025, 535/2025, 587/2025, 586/2025, 605/2025, 621/2025,
680/2025, 758/2025, 757/2025, 15/2025, 21/2025, 43/2025, 44/2025 e 64/2025.
Diante disso, requer-se que o Poder Executivo informe: As razões do não
atendimento aos requerimentos listados; Se houve, em algum caso, solicitação
formal de prorrogação de prazo; E qual o prazo previsto para resposta aos requerimentos
pendentes; Justificativa: a ausência de resposta a requerimentos regulares
encaminhados pela Câmara Municipal fere o dever constitucional de eficiência e
transparência da Administração Pública, além de contrariar o disposto no art.
15, inciso X, da Lei Orgânica do Município. Os requerimentos são instrumentos
legítimos de fiscalização e controle externo, e o atraso injustificado em suas
respostas compromete a função fiscalizadora do Poder Legislativo e a efetiva
prestação de contas do Executivo Municipal à sociedade. Dessa forma, busca-se
com o presente requerimento garantir o respeito aos prazos legais e o
restabelecimento da comunicação institucional entre os Poderes, assegurando a
observância dos princípios da publicidade, eficiência e responsabilidade
administrativa."
Requerimento 2649/2025, "Providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Se há previsão de execução da pavimentação do
prolongamento da Rua Humberto de Campos; Se existe projeto técnico elaborado ou
em fase de estudo para a obra; Se há disponibilidade orçamentária ou convênio
destinado à execução da pavimentação; Caso negativo, se há planejamento futuro
para inclusão dessa demanda no cronograma municipal. Justificativa: o
prolongamento da Rua Humberto de Campos permanece sem pavimentação adequada,
prejudicando o tráfego e a segurança dos usuários. A via é um importante eixo
de ligação que merece atenção do Poder Público, sendo necessária a prestação de
informações e a devida previsão de obra para atender às demandas da
comunidade."
Requerimento 2650/2025, "Providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Qual é o atual estágio das obras de pavimentação da Rua
Divinópolis; Se há previsão de conclusão dos trabalhos, com data estimada;
Quais foram os motivos da paralisação ou atraso na execução da obra; Se existe
contrato vigente ou necessidade de novo processo licitatório para a conclusão.
Justificativa: moradores relatam que a Rua Divinópolis permanece com
trechos sem pavimentação e outros inacabados, causando transtornos à comunidade
local. A falta de conclusão das obras prejudica a mobilidade, gera poeira, lama
e risco de danos aos veículos. É essencial que o Executivo esclareça a situação
e informe quando será retomada e finalizada a pavimentação da via. "
Requerimento 2651/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quais foram os fundamentos técnicos e legais para a
implantação da sinalização de “estacionamento proibido em ambos os lados"
da Rua Maringá, fundos, nas proximidades do nº 784, bairro Salto do Norte? Há
estudo técnico, parecer de engenharia de tráfego ou solicitação formal que
tenha embasado a instalação das placas de proibição de estacionamento nos dois
lados da via? Caso positivo, solicita-se cópia do respectivo estudo ou parecer.
Há previsão de reavaliação da medida, diante das queixas de moradores e
comerciantes locais que afirmam ter sido prejudicados pela ausência total de
vagas na rua? Justificativa: Moradores e comerciantes da Rua Maringá
relataram estranhamento e prejuízos decorrentes da instalação de placas de
“estacionamento proibido em ambos os lados” da via, o que é incomum em ruas
locais de tráfego moderado. O trecho afetado não apresenta características que
justifiquem, a princípio, tal restrição ampla, motivo pelo qual se faz
necessária a verificação das razões técnicas e legais para a medida, bem como
eventual revisão da sinalização implantada."
Requerimento 2652/2025, "providências ao Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT / Superintendência Regional em
Santa Catarina, para que responda ao seguinte pedido de informação:
Considerando as obras de duplicação da BR-470, no trecho que abrange o
município de Blumenau/SC, e tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos
moradores lindeiros para realizar a travessia de pedestres de forma segura,
especialmente nas imediações da Rua Arthur Kuhl, venho respeitosamente
solicitar informações acerca da previsão de implantação de passarela de
pedestres nesse ponto da rodovia. Em especial, solicita-se esclarecer: Há
projeto previsto ou em execução para a construção de passarela nas proximidades
da Rua Arthur Kuhl? Em caso positivo, qual o cronograma estimado para a
execução e conclusão da obra? Se não houver previsão, quais medidas estão sendo
adotadas para garantir a segurança dos pedestres que necessitam atravessar a rodovia
nesse trecho? Obs.: a demanda tem caráter urgente e de interesse público, tendo
em vista o fluxo intenso de veículos e o risco constante de acidentes para os
moradores e trabalhadores que transitam diariamente pela região."
Requerimento 2653/2025, "providências ao DNIT para que,
na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação:
Referente à segurança viária na marginal oeste da Rodovia Ingo Hering, nas
proximidades do viaduto do Badenfurt e da rotatória, no município de Blumenau,
este Vereador solicita informações complementares e atualizadas: O acesso
existente ao lado do Mercado Ferreira, no bairro Badenfurt, foi executado
conforme o projeto técnico original aprovado pelo DNIT? Houve vistoria técnica
e autorização formal para a execução e manutenção desse acesso? Justificativa:
moradores e comerciantes da região continuam relatando situações de perigo no
acesso próximo ao Mercado Ferreira, na marginal oeste da BR-470, no Badenfurt.
Trata-se de um ponto de intenso tráfego, com cruzamento de pedestres, ciclistas
e veículos, onde já foram registrados diversos quase acidentes. Diante da
ausência de resposta ao Requerimento anterior (nº 2400/2025) e da persistência
do problema, reforça-se a necessidade de esclarecimentos técnicos e de medidas
urgentes por parte do DNIT, visando garantir a segurança viária e prevenir
novos acidentes."
Requerimento 2654/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Sobre a situação da rotatória localizada na Rua Frederico
Jensen, nas proximidades da entrada dos empreendimentos da construtora RNI,
bairro Itoupavazinha: O Poder Executivo tem conhecimento da grande quantidade
de areia e resíduos de obra acumulados sobre o pavimento da rotatória, que tem
provocado risco de acidentes, especialmente a motociclistas? A responsabilidade
pela limpeza e manutenção da via é da construtora responsável pela obra ou da
Prefeitura Municipal? Quais medidas estão sendo adotadas para garantir a
limpeza imediata do local e a prevenção de novos acúmulos de resíduos no
trecho? Há previsão de fiscalização ou autuação da empresa responsável, em caso
de descumprimento das obrigações de limpeza das vias públicas? Justificativa:
moradores e motoristas têm relatado que o trecho mencionado apresenta grande
acúmulo de areia e material de obra sobre o asfalto, especialmente na rotatória
próxima à entrada dos prédios da construtora RNI. A situação tem causado risco
real de quedas e acidentes, sendo urgente identificar responsabilidades e
exigir providências de limpeza e manutenção do local. Obs.: Link do vídeo:
https://drive.google.com/file/d/10iRVzumgomRMvwjaTRcvcPsV-aGC1rQY/view?usp=sharing"
Requerimento 2655/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Se existem projetos técnicos elaborados para a
pavimentação das Ruas Nicolau Link e Bernadete Boos, ambas localizadas na
região limítrofe entre Blumenau e Indaial; Se há previsão orçamentária ou
destinação de recursos financeiros para execução das referidas obras; Se há
tratativas intermunicipais entre Blumenau e Indaial para viabilizar a
pavimentação conjunta ou integrada desses trechos; Se foi realizado algum
estudo de viabilidade técnica, considerando o impacto da duplicação da BR-470 e
o novo traçado da Rua Bagé, cuja pavimentação já foi anunciada pelo município
de Indaial e conecta-se diretamente às vias mencionadas. Justificativa: as ruas
Nicolau Link e Bernadete Boos possuem relevância estratégica para a mobilidade
entre Blumenau e Indaial, servindo como importante ligação de acesso
intermunicipal. Com o anúncio da pavimentação da Rua Bagé pelo município
vizinho, é essencial que Blumenau adote medidas para garantir a continuidade
viária e evitar que reste um pequeno trecho sem infraestrutura adequada. A
pavimentação dessas vias representa um avanço para a integração regional,
segurança do tráfego e desenvolvimento da comunidade local. Obs.: imagens
anexas para melhor ilustração. "
VEREADOR(A) FLÁVIO JOSÉ LINHARES:
Requerimento 2629/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Existe a possibilidade de possibilidade de criarmos o programa
"Ação por Blumenau", em parceria com CDL, Acib, Sinduscon e demais
entidades locais, visando ações de zeladoria, manutenção e transformação
urbana? "
VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:
Requerimento 2635/2025, "providências ao Executivo
Municipal / Secretaria Municipal de Trâsito e Transportes para que, na forma e
dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Considerando
que a Rua Fritz Spernau, via que interliga os bairros Fortaleza e Itoupava
Norte, não conta atualmente com o itinerário de nenhuma linha de transporte
coletivo municipal; Considerando que a ausência de passagem de ônibus nessa
localidade tem causado grandes dificuldades de deslocamento para os moradores,
sobretudo idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, que dependem do
transporte público para acessar serviços essenciais; Considerando, ainda, que
tal limitação impacta diretamente a participação dos moradores em atividades
acadêmicas, culturais e de lazer como o acesso a parques, escolas e à unidade
da Pró-Família, restringindo direitos básicos de mobilidade e convivência
social: A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes possui estudos ou
levantamentos sobre a viabilidade da inclusão da Rua Fritz Spernau no trajeto
de alguma linha de ônibus já existente? Há registro de solicitações anteriores
por parte de moradores, associações de bairro ou entidades representativas,
requerendo o atendimento dessa via pelo transporte coletivo? Há estimativa de
quantos residentes seriam beneficiados com a inclusão dessa rota, considerando
a população dos bairros Fortaleza e Itoupava Norte e a frequência de
deslocamentos à região central e de lazer? Justificativa: Chegou ao
conhecimento a reivindicação de moradores da Rua Fritz Spernau, acerca da
ausência de passagem de linhas de ônibus pelo local. Tal situação tem
dificultado significativamente a locomoção da população, em especial de idosos,
crianças e estudantes, que encontram obstáculos para realizar atividades
acadêmicas, de lazer e convivência em espaços públicos como parques e a
Pró-Família. A inexistência de atendimento por transporte coletivo representa
uma forma de exclusão social e limita o exercício da cidadania."
Requerimento 2639/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Há algum projeto ou previsão de pavimentação para a Rua
Claúdia Sievert, no bairro Itoupava Norte? Em caso positivo, qual o prazo ou
cronograma para o início e conclusão das obras? Em caso negativo, solicito que
seja avaliada a inclusão da Rua Claúdia Sievert no planejamento de
pavimentações futuras. "
VEREADOR(A) JEAN VOLPATO:
Requerimento 2626/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há algum projeto, estudo ou planejamento em andamento
para o asfaltamento do início da Rua Grevsmuehl, localizada no bairro Glória,
nas proximidades do Colégio Celso Ramos e do Asilo Santa Ana? Existe previsão
de inclusão da referida via no cronograma de obras do Programa de Pavimentação
da Prefeitura? Em caso positivo, qual o prazo estimado para o início e a
conclusão da pavimentação? Antes da execução da obra, está prevista a
realização de intervenções de drenagem pluvial, rede de esgoto ou melhorias
estruturais na base da via? Há estudos ou levantamentos técnicos já realizados
sobre as condições do solo e a viabilidade da pavimentação nesse trecho? O
Executivo possui planos para implantação de sinalização viária e faixas de
pedestres nas imediações do Colégio Celso Ramos e do Asilo Santa Ana, visando
garantir maior segurança e acessibilidade para pedestres, idosos e veículos de
emergência? Há dotação orçamentária prevista para essa obra? Caso contrário,
qual o valor estimado e de que forma o município pretende viabilizar os
recursos necessários? Enquanto a pavimentação não é executada, está prevista
alguma ação de manutenção, nivelamento ou colocação de brita para amenizar as
condições da via? Existem registros anteriores de solicitações ou reclamações
de moradores sobre a situação da Rua Grevsmuehl junto à Ouvidoria ou à
Secretaria de Obras?"
Requerimento 2627/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há previsão para o retorno dos horários de ônibus aos
sábados da linha 607 – Nova Esperança, com destino ao Terminal da Fonte? Qual o
motivo da retirada dessa linha do itinerário aos sábados? Existe algum estudo
em andamento para readequação dos horários ou ampliação da oferta de linhas que
atendam essa região? Há registro de reclamações ou solicitações de usuários
sobre a falta desse transporte aos fins de semana? Caso não haja previsão para
o retorno, quais alternativas estão sendo estudadas para garantir o deslocamento
dos moradores da Nova Esperança até o Terminal da Fonte aos sábados?"
MOÇÕES
VEREADOR(A) BRUNO CUNHA:
Moção Louvor 355/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Cucawagen, pelos
seus 10 anos de dedicação, excelência e contribuição para o desenvolvimento
econômico e social de nossa cidade. Cota do vereador autor referente ao mês de
novembro."
VEREADOR(A) EGÍDIO DA ROSA BECKHAUSER:
Moção Louvor 352/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Senhor Leonardo
Friese, pela dedicação e contribuição ao desenvolvimento das categorias de base
do basquete masculino de Blumenau. Cota do vereador autor referente ao mês
de outubro."
Moção Louvor 353/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Equipe Sub -13 da
Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Blumenau - APAB, pela conquista
do Título Estadual de Basquete Masculino. Cota do vereador autor referente ao
mês de outubro."
Moção Louvor 354/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Equipe Sub -12 da
Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Blumenau - APAB, pela conquista
do Bicampeonato Estadual de Basquete Masculino. Cota do vereador autor
referente ao mês de outubro. "
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB
Veja também:
O vídeo completo da sessão
O álbum de fotos da sessão - Parte I
Confira os projetos e proposições aprovados na sessão desta terça-feira (4)
Projeto aprovado em redação final:
Projeto de Lei 9294/2025, de autoria do vereador Bruno Cunha, que "INSTITUI O PROGRAMA SAMU MIRIM NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU."
Projetos aprovados em segunda votação:
Projeto de Lei 9316/2025, de autoria do vereador Jovino Cardoso Neto, que "DENOMINA DE RUA BOM JESUS, VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO ITOUPAVAZINHA."
Projeto de Lei 9329/2025, de autoria do vereador Almir Vieira, "DENOMINA DE RUA BERTOLD HIERONYMUS DICKMANN, VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO VALPARAÍSO."
Projeto de Resolução 651/2025, de autoria da Mesa Diretora, "ALTERA A REDAÇÃO DE DISPOSITIVOS DA RESOLUÇÃO Nº 460, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015, PARA ATUALIZAR A REMUNERAÇÃO DOS ESTUDANTES/ESTAGIÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU."
REQUERIMENTOS
VEREADOR(A) ADRIANO PEREIRA:
Requerimento 2630/2025, "providências ao Executivo
Municipal/Semus para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: - Para quando está prevista a ampliação do
Ambulatório Geral da Família (AGF) do bairro Badenfurt? Justificativa:
o referido AGF passou por uma reforma estrutural recente, entretanto, a
ampliação prometida à comunidade não foi executada. Em razão da falta de espaço
físico adequado, a Secretaria Municipal de Saúde continua mantendo o aluguel de
um galpão, que originalmente seria utilizado apenas de forma temporária durante
o período das obras. Dessa forma, solicita-se esclarecimento quanto ao
planejamento, cronograma e previsão orçamentária para a execução da ampliação
do prédio próprio, a fim de eliminar a necessidade de manutenção desse espaço
alugado, reduzir custos públicos e garantir melhores condições de atendimento à
população de Badenfurt. "
Requerimento 2640/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quando será realizada a revitalização, reforma,
manutenção e recuperação da Praça Cirilo Theiss, localizada no bairro Velha
Central. Justificativa: a Praça Cirilo Theiss é um dos principais espaços
de lazer e convivência da comunidade da Velha Central. Atualmente, o local
apresenta desgaste estrutural e falta de manutenção adequada, com equipamentos
danificados, pintura desgastada e áreas verdes precisando de revitalização.
Moradores têm cobrado melhorias para que o espaço volte a oferecer segurança,
conforto e atratividade para crianças, idosos e famílias que utilizam o local
diariamente. Uma intervenção de revitalização e manutenção é essencial para
resgatar o caráter comunitário da praça e valorizar o espaço público. Diante
disso, solicita-se que o Executivo informe se há projeto em andamento, recursos
previstos ou cronograma definido para a execução da obra de revitalização da
Praça Cirilo Theiss. "
VEREADOR(A) ALEXANDRE MATIAS:
Requerimento 2647/2025, " Providências ao Executivo
Municipal/ Samae para que, na forma e dentro do prazo
legal, responda ao seguinte pedido de informação: - Qual a possibilidade
de efetuar limpeza em caixas coletoras de esgoto coletivas situadas nas
Rua José Isidoro Corrêa, em frente ao N° 1916, e Rua Noêmia Batista da
Silva, em frente ao N° 90, ambas no bairro Ponta Aguda? Obs.: as referidas
caixas foram construídas pelo município e sempre foram limpas pelo Samae, porém
faz muito tempo que não é feito nenhuma manutenção ou limpeza nos locais acima
citados."
VEREADOR(A) ALMIR VIEIRA:
Requerimento 2620/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há possibilidade de disponibilizar um espaço ou sede para
a UNIBLAM – União Blumenauense das Associações de Moradores? A UNIBLAM é uma
entidade sem fins lucrativos que representa diversas associações de moradores
do município, desempenhando um papel fundamental na mediação entre a comunidade
e o poder público. No entanto, a instituição enfrenta dificuldades por não
dispor de um espaço físico próprio para realizar reuniões, atendimentos e
atividades administrativas, o que compromete o pleno desenvolvimento de suas
ações e sua representatividade. A disponibilização de um local adequado
contribuiria significativamente para fortalecer a atuação da entidade, promover
a participação comunitária e apoiar o trabalho voluntário que beneficia toda a
cidade. Em caso de resposta positiva, solicita-se informar se já existe um
espaço previsto e qual o prazo estimado para disponibilização. Em caso de
resposta negativa, pede-se que sejam apresentadas as justificativas que
inviabilizam o atendimento da solicitação neste momento. Obs.: mais informações
com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a assessoria pelo telefone
3231-1519."
Requerimento 2621/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SECTUR para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Há possibilidade de reforçar a fiscalização e
implantar sinalizações educativas no Parque Ramiro Rudiger, localizado na R.
Alberto Stein, 416 - Velha, de forma a orientar e conscientizar os
frequentadores quanto ao respeito aos animais e à preservação do espaço
público? A instalação de placas informativas e a intensificação da vigilância
contribuiriam significativamente para reduzir o contato inadequado dos
frequentadores com os animais, protegendo a fauna local e promovendo a educação
ambiental da comunidade. Em caso de resposta positiva, que seja informado o
prazo estimado para a implantação das sinalizações e reforço da fiscalização no
Parque Ramiro Rudiger. Em caso de resposta negativa, que sejam apresentadas as
justificativas técnicas ou orçamentárias que impeçam a implementação da medida.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a
assessoria pelo telefone 3231-1519. "
Requerimento 2622/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMMAS para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Há possibilidade de reforçar a fiscalização e
implantar sinalizações educativas no Parque Ramiro Rudiger, localizado na R.
Alberto Stein, 416 - Velha, de forma a orientar e conscientizar os
frequentadores quanto ao respeito aos animais e à preservação do espaço
público? A instalação de placas informativas e a intensificação da vigilância
contribuiriam significativamente para reduzir o contato inadequado dos
frequentadores com os animais, protegendo a fauna local e promovendo a educação
ambiental da comunidade. Em caso de resposta positiva, que seja informado o
prazo estimado para a implantação das sinalizações e reforço da fiscalização no
Parque Ramiro Rudiger. Em caso de resposta negativa, que sejam apresentadas as
justificativas técnicas ou orçamentárias que impeçam a implementação da medida.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a
assessoria pelo telefone 3231-1519. "
Requerimento 2623/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEPLAN para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Existe estudo ou previsão para realizar a
restauração e revitalização da Praça Governador Jorge Lacerda, localizada na
Rua Dois de Setembro, nas proximidades do nº 2877? O referido espaço público
encontra-se em condições precárias, com cercas danificadas, brinquedos
quebrados e estrutura geral degradada, o que tem comprometido a segurança e o bem-estar
dos frequentadores. Diante disso, solicita-se que seja avaliada a viabilidade
técnica e orçamentária para a execução das melhorias necessárias, incluindo
reparos estruturais, substituição dos brinquedos danificados e requalificação
paisagística do local. Em caso de resposta positiva, solicita-se informar o
prazo previsto para início das intervenções. Em caso de resposta negativa,
requer-se a apresentação das justificativas que impossibilitam a adoção das
medidas solicitadas. Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir
Vieira ou com a assessoria pelo telefone 3231-1519. "
Requerimento 2624/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEMOB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Existe projeto ou estudo técnico para a
reperfilagem da Rua Heinz Hartmann, situada no bairro Itoupava Seca, atualmente
pavimentada com paralelepípedos? A reperfilagem é necessária para melhorar a
segurança, mobilidade e conforto de pedestres e veículos que circulam pela via,
que apresenta desníveis, poças e desgaste do pavimento. Em caso de resposta
positiva, solicita-se que seja informado o prazo previsto para execução da
obra. Em caso de resposta negativa, requer-se que sejam apresentadas
justificativas detalhadas para a impossibilidade de implementação da medida.
Obs.: mais informações com o Gabinete do Vereador Almir Vieira ou pelo telefone
3231-1519."
Requerimento 2625/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SEPLAN para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Existe estudo para a implantação de uma placa de
sinalização de "Proibido estacionar" na Rua Daiana Aparecida de
Souza, próximo ao nº 305, ao lado do virador, no bairro Salto Norte? A
implantação de uma placa de “Proibido Estacionar”, faz-se necessária devido à
constante obstrução da via por veículos estacionados no local. Essa situação
tem dificultado a manobra de caminhões de coleta de lixo e vans escolares, que
frequentemente enfrentam problemas para realizar o retorno com segurança e
fluidez. A medida visa garantir a mobilidade, a segurança viária e o bom
funcionamento dos serviços públicos na região. Caso a resposta seja positiva,
este Vereador solicita o prazo para a implantação da sinalização horizontal de
“Proibido Estacionar”. Caso a resposta seja negativa, solicita que seja
realizado um estudo para a devida implantação. Obs.1: mais informações com o
Gabinete do Vereador Almir Vieira ou com a assessoria pelo telefone 3231-1519.
Obs. 2: imagens anexas. "
VEREADOR(A) BRUNO CUNHA:
Requerimento 2628/2025, "providências ao Executivo
Municipa/ SEPLAN para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Solicita informações sobre a possibilidade de
alteração no nome de uma das ruas que atualmente causam confusão aos moradores
e prestadores de serviço. Trata-se da Rua Mathias Herkenhoff e da Rua Mathias
Herkenhoff Júnior, cujos nomes semelhantes têm gerado equívocos em
correspondências, entregas e, principalmente, em atendimentos de saúde de
urgência, o que preocupa a comunidade local. Diante disso, questiona-se: - Há a
possibilidade de estudo para alteração ou adequação da nomenclatura de uma das
vias, a fim de evitar confusões e garantir maior segurança e eficiência nos
atendimentos à população? "
Requerimento 2634/2025, "providências ao Executivo
Municipal/ SEPLAN, para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Solicita estudo para implantação de travessia
elevada ou redutor de velocidade compatível com a via e de acordo com o Código
de Trânsito Brasileiro (CTB), na Rua Pastor Oswaldo Hesse, nas proximidades do
número 1405 no Bairro Ribeirão Fresco. Moradores e motoristas que
circulam pelo local relatam excesso de velocidade por parte de alguns
condutores, o que coloca em risco a segurança de pedestres e demais usuários da
via. Diante disso, solicita-se que a SEPLAN realize estudo técnico para avaliar
a viabilidade da implantação de travessia elevada ou outro dispositivo de
redução de velocidade adequado à característica da rua. Diante do exposto,
questiona-se: - A Secretaria já possui algum estudo em andamento para
implantação de travessia elevada ou outro tipo de redutor de velocidade nesse
trecho? - Em caso negativo, há possibilidade de inclusão da Rua Pastor Oswaldo
Hesse, altura do número 1405, em cronograma futuro de análise e intervenção
viária? "
Requerimento 2642/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Considerando as informações recebidas de
moradores da Rua Casemiro de Abreu, nº 275, no bairro Vila Nova, que relatam a
existência de um vazamento de água na via pública, o que vem causando prejuízos
à pavimentação e transtornos aos moradores e pedestres, indaga-se: - Quando o
Samae irá verificar a situação mencionada, identificar a origem do
vazamento e adotar as medidas necessárias para o reparo imediato, evitando
o agravamento dos danos na via e o desperdício de água? Obs.: imagem
anexa."
Requerimento 2643/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, preste as seguintes
informações: Considerando que moradores da Rua George Friedrich Mordhorst
relataram grande acúmulo de resíduos, conforme fotos encaminhadas a este
gabinete; Considerando a importância da coleta regular e eficiente de lixo,
especialmente da coleta seletiva, para a manutenção da limpeza pública e
preservação ambiental; Requer-se: - Há estudo ou previsão para aumentar a
frequência da coleta de lixo na Rua George Friedrich Mordhorst, no Bairro
Itoupava Central? - Existe planejamento específico para ampliar as passagens da
coleta seletiva nessa via? - Caso negativo, quais medidas o SAMAE pretende
adotar para evitar o acúmulo de resíduos na localidade? Justificativa:
o pedido visa atender às demandas da comunidade, que enfrenta acúmulo de
lixo e transtornos decorrentes da baixa frequência de coleta. O aumento das
passagens, especialmente da coleta seletiva, contribuirá para a limpeza urbana,
saúde pública e incentivo à reciclagem "
Requerimento 2644/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quando irão consertar o vazamento de água na Rua
Presidente Gaspar Dutra, localizada no bairro Vila Nova? Justificativa: tal
situação tem causado transtornos aos moradores da região, prejudicando a rotina
e o bem-estar da comunidade. "
Requerimento 2645/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SAMAE para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: Solicita-se informações sobre quando serão
realizados os reparos na Rua Promotor Ribeiro de Carvalho, localizada no bairro
Vila Nova, considerando que um encanamento na rua encontra-se comprometido,
causando transtornos e prejudicando a circulação de veículos e pedestres, bem
como o bem-estar dos moradores. "
Requerimento 2646/2025, "providências ao Executivo
Municipal/SETERB para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao
seguinte pedido de informação: - Quando serão realizadas melhorias no ponto de
ônibus localizado na Rua Euclides da Cunha, no bairro Velha, que atualmente não
possui cobertura, causando transtornos aos moradores que frequentemente se
molham enquanto aguardam o transporte coletivo? Obs.: além da instalação de
cobertura, é também necessária a colocação de caixas coletoras de lixo, a fim
de manter o local limpo e adequado para os usuários do transporte
público."
VEREADOR(A) BRUNO WINZEWSKI:
Requerimento 2636/2025, "Pedido de informação sobre a
infraestrutura urbana do Bairro Bom Retiro acerca de dois temas de grande
relevância para a comunidade local: (1) falhas no sistema de drenagem pluvial
na Rua Richard Holetz, que gera alagamentos crônicos; e (2) a previsão de
implantação das vias projetadas 24a e 24b, constantes no GEO Blumenau. 1. SOBRE
A FALHA NO SISTEMA DE DRENAGEM DA RUA RICHARD HOLETZ Conforme relato do morador
local e representantes da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Bom
Retiro (AMABRE), o sistema de drenagem pluvial subterrânea que
desagua no ribeirão local sofre de uma falha de concepção: a direção
do fluxo da galeria está contra o sentido natural de escoamento do
ribeirão. Este erro projetual resulta em um fenômeno de
represamento durante eventos de precipitação média a alta. Ao encher, o
ribeirão, com maior força hidráulica, impede o escoamento normal da água da drenagem,
fazendo com que a água represada retorne pelo sistema subterrâneo e transborde
para as vias públicas, causando alagamentos recorrentes. Neste sentido,
sugere-se a correção do sentido da rede de drenagem, fazendo a água escoar
em direção ao sentido do fluxo natural do ribeirão para resolver o
problema. Diante desse cenário, solicitamos as seguintes informações: A
Secretaria Municipal competente já tem ciência e um diagnóstico técnico
formal sobre o desague do fluxo de drenagem na Rua Richard Holetz? Existe
um projeto de engenharia elaborado para corrigir a situação,
realocando o ponto de deságue e readequando-o, conforme sugerido? Caso
exista tal projeto, qual o cronograma estimado para sua execução?
Caso não exista, qual solução a curto prazo a Secretaria estuda e projeta?
2. SOBRE AS VIAS PROJETADAS 24A E 24B Consultando o sítio oficial do GEO
Blumenau, verifica-se a previsão de duas vias de conexão ao final da Rua
Richard Holetz: A Via 24b, que faria a ligação direta entre a Rua Richard
Holetz e a Rua Cuiabá. A Via 24a, que se conectaria à Via Projetada 24,
permitindo o acesso à Rua Ingo Hering. A implantação dessas vias é de extrema
importância para a mobilidade urbana local, auxiliando inclusive na dispersão
do tráfego. Não menos importante, a implantação das vias traria significativo
destaque ao bairro, que a muito tempo não vê projetos de destaque sendo
viabilizados. Nesse contexto, indagamos: Qual o status atual desses
projetos no Plano Diretor e na programação orçamentária da Prefeitura? A Via
24b, aparentemente de menor extensão e complexidade, possui previsão
orçamentária e licitatória para sua abertura e pavimentação? Em caso
positivo, qual o prazo estimado para o início das obras? Os projetos
de abertura dessas vias já incluem a execução de novas galerias de águas
pluviais e um sistema de drenagem moderno e adequado, de modo a integrar e
melhorar a capacidade de escoamento da microbacia? Ressaltamos a extrema
importância na resolução do problema de drenagem na Rua Richard Holetz,
que afeta a segurança, o bem-estar e o patrimônio dos moradores. A correção
dessa falha, conjugada com a implantação das vias projetadas com uma moderna
infraestrutura de drenagem, representaria um avanço histórico para a qualidade
de vida no bairro. Certo de sua sensibilidade para com as demandas da
comunidade, aguardamos pelo posicionamento e a indicação de medidas
concretas."
Requerimento 2637/2025, "Pedido de informação sobre
falhas no sistema de drenagem em travessias elevadas no Bairro Bom Retiro. Em
recente atendimento neste gabinete com o representante da Associação de
Moradores e Amigos do Bairro Bom Retiro (AMABRE), o Sr. Olaf busca a
resolução de problemas recorrentes de drenagem em diversas travessias
elevadas (lombofaixas) no Bairro Bom Retiro. No ato, imediatamente explanou
o caso e me informou que a associação protocolou junto à Ouvidoria-Geral
do Município, sob o nº 2025/21294, um documento detalhando a situação, com
fundamentação técnica e legal, alertando para a inadequação do sistema de
drenagem que gera obstruções constantes, alagamentos e compromete a
acessibilidade e segurança de pedestres. Não só tratou das 'faixas elevadas',
como também menciona que há problemas com drenagem obstruída no acesso das
ruas Osvaldo Berndt e Belém. Diante do exposto, e considerando a recorrência do
problema, solicitamos as seguintes informações e providências: A Prefeitura
Municipal já tem ciência do problema relatado pela AMABRE? Em caso
positivo, quais medidas já foram adotadas? Existem outras demandas ou
registros similares referentes a esses mesmos locais ou a travessias
elevadas em outras regiões do município? Há ações ou medidas em
andamento para solucionar a situação relatada? Em caso afirmativo, qual
o prazo estimado para a conclusão? Caso não haja medidas em curso,
qual o prazo para o início dos serviços de desobstrução e adequação
do sistema de drenagem nos locais apontados? Existe algum projeto de
engenharia ou obra futura que vise a substituição ou reforma do sistema de
drenagem nas travessias elevadas do Bairro Bom Retiro, com vistas a
uma solução definitiva? Foi realizada vistoria técnica pelas
Secretarias responsáveis para avaliar a inadequação do projeto atual? Se sim,
há um parecer técnico que indique a solução a ser implementada? Há
previsão orçamentária ou licitatória para a execução de melhorias na drenagem
urbana em áreas com problemas crônicos como a do Bairro Bom Retiro? A
Prefeitura considera a sugestão apresentada pela AMABRE, com base no
manual da CET, que propõe a instalação de grelhas de concreto para melhorar a
vazão e evitar obstruções? Certo do pronto atendimento a este
requerimento, me despeço com votos de estima e consideração, aguardando um
posicionamento das medidas concretas que assegurem a qualidade dos espaços
públicos e o cumprimento das normas de acessibilidade e drenagem urbana."
Requerimento 2638/2025, "Pedido de informação quanto às
ações ou planejamentos para regularização de uso de terreno particular para
fins de estacionamento do CEI Wally Serena Brandes. Em visita técnica ao CEI
mencionado, localizado no endereço Rua Valdemiro Dias, 88, no Bairro Passo
Manso, foi constatada a utilização de um lote vizinho como área de
estacionamento para funcionários, pais e responsáveis que realizam o transporte
das crianças. Conforme consulta oficial ao sítio do Cadastro Imobiliário
Municipal, o terreno em questão é identificado pela Inscrição Cadastral
(IC) nº 3-2-22-2-1571 e está classificado como de patrimônio
particular. Apesar do desinteresse do proprietário em zelar pelo seu
patrimônio, a utilização atual, embora atenda a uma necessidade urgente da
comunidade escolar, carece de amparo legal e formalização perante o Poder
Público. A presente solicitação tem como objetivo central elucidar a situação e
buscar soluções seguras e legais para a comunidade e para o Poder Municipal. A
regularização dessa área é de extrema importância para: Garantir a segurança
viária e pedestre no entorno do CEI, especialmente nos horários de pico de
entrada e saída. Oferecer um local adequado e formal para o estacionamento
de veículos, evitando transtornos e riscos aos moradores do bairro. Assegurar
que a solução encontrada esteja em conformidade com a legislação
municipal. Diante do exposto, e considerando o interesse público envolvido,
venho REQUER que o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, e/ou a
Secretaria responsável, nos informe e adote, conforme a competência do
Executivo, as seguintes providências: a) Informar se o Poder Público
Municipal tem ciência da utilização do terreno de IC nº 3-2-22-2-1571 como estacionamento
comunitário do CEI; b) Esclarecer qual o instrumento legal ou procedimento
cabível para a regularização desta situação, tais como: cessão de uso,
permissão de uso, convênio, ou qualquer outro mecanismo previsto em lei;
c) Verificar a viabilidade urbanística e legal da destinação do referido
terreno para estacionamento, considerando o Plano Diretor do Município e a
legislação de uso e ocupação do solo; d) Disponibilizar, se for o caso, um
cronograma de ações a serem tomadas pelos órgãos municipais para solucionar a
questão."
VEREADOR(A) DIEGO NASATO:
Requerimento 2648/2025, "Providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Com fundamento no artigo 15, inciso X, da Lei Orgânica do
Município de Blumenau, com redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 36/2007,
bem como nos princípios constitucionais da eficiência administrativa e da
duração razoável do processo, previstos respectivamente nos artigos 37, caput,
e 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal, o Vereador que subscreve requer
informações sobre o motivo da ausência de resposta aos requerimentos
encaminhados pela Câmara Municipal, os quais ultrapassaram o prazo legal para
resposta, sem qualquer solicitação formal de prorrogação. Transcrição dos
dispositivos legais aplicáveis: Art. 15, inciso X, da Lei Orgânica de Blumenau
(Emenda nº 36/2007): “Compete, privativamente, à Câmara Municipal, entre outras
atribuições: X – convidar e ou solicitar informações ao Prefeito sobre assuntos
referentes à administração, marcando prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por
igual período, a pedido, pela complexidade da matéria ou pela dificuldade de
obtenção de dados solicitados, para que preste as referidas informações
pessoalmente ou encaminhe os documentos requisitados pela Câmara Municipal na
forma desta Lei Orgânica.” Art. 37, caput, da Constituição Federal: “A
administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...).” Art.
5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal: “A todos, no âmbito judicial e
administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que
garantam a celeridade de sua tramitação.” Ressalta-se que diversos
requerimentos permanecem pendentes de resposta há mais de 60 (sessenta) dias,
sem qualquer comunicação formal de prorrogação, em descumprimento aos
dispositivos citados. Relação dos requerimentos pendentes: 1376/2025,
1374/2025, 1371/2025, 1474/2025, 1485/2025, 1486/2025, 1539/2025, 1547/2025,
1549/2025, 1564/2025, 1574/2025, 1600/2025, 1702/2025, 1718/2025, 1719/2025,
1721/2025, 1722/2025, 1828/2025, 1827/2025, 1844/2025, 1881/2025, 1948/2025, 1979/2025,
1980/2025, 1989/2025, 2002/2025, 2065/2025, 1273/2025, 1272/2025, 1251/2025,
1325/2025, 1341/2025, 1342/2025, 1343/2025, 898/2025, 947/2025, 984/2025,
988/2025, 998/2025, 996/2025, 1070/2025, 1100/2025, 1097/2025, 1175/2025,
1200/2025, 1255/2025, 1253/2025, 1252/2025, 779/2025, 234/2025, 246/2025,
252/2025, 299/2025, 298/2025, 296/2025, 354/2025, 403/2025, 402/2025, 442/2025,
448/2025, 474/2025, 506/2025, 535/2025, 587/2025, 586/2025, 605/2025, 621/2025,
680/2025, 758/2025, 757/2025, 15/2025, 21/2025, 43/2025, 44/2025 e 64/2025.
Diante disso, requer-se que o Poder Executivo informe: As razões do não
atendimento aos requerimentos listados; Se houve, em algum caso, solicitação
formal de prorrogação de prazo; E qual o prazo previsto para resposta aos requerimentos
pendentes; Justificativa: a ausência de resposta a requerimentos regulares
encaminhados pela Câmara Municipal fere o dever constitucional de eficiência e
transparência da Administração Pública, além de contrariar o disposto no art.
15, inciso X, da Lei Orgânica do Município. Os requerimentos são instrumentos
legítimos de fiscalização e controle externo, e o atraso injustificado em suas
respostas compromete a função fiscalizadora do Poder Legislativo e a efetiva
prestação de contas do Executivo Municipal à sociedade. Dessa forma, busca-se
com o presente requerimento garantir o respeito aos prazos legais e o
restabelecimento da comunicação institucional entre os Poderes, assegurando a
observância dos princípios da publicidade, eficiência e responsabilidade
administrativa."
Requerimento 2649/2025, "Providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Se há previsão de execução da pavimentação do
prolongamento da Rua Humberto de Campos; Se existe projeto técnico elaborado ou
em fase de estudo para a obra; Se há disponibilidade orçamentária ou convênio
destinado à execução da pavimentação; Caso negativo, se há planejamento futuro
para inclusão dessa demanda no cronograma municipal. Justificativa: o
prolongamento da Rua Humberto de Campos permanece sem pavimentação adequada,
prejudicando o tráfego e a segurança dos usuários. A via é um importante eixo
de ligação que merece atenção do Poder Público, sendo necessária a prestação de
informações e a devida previsão de obra para atender às demandas da
comunidade."
Requerimento 2650/2025, "Providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Qual é o atual estágio das obras de pavimentação da Rua
Divinópolis; Se há previsão de conclusão dos trabalhos, com data estimada;
Quais foram os motivos da paralisação ou atraso na execução da obra; Se existe
contrato vigente ou necessidade de novo processo licitatório para a conclusão.
Justificativa: moradores relatam que a Rua Divinópolis permanece com
trechos sem pavimentação e outros inacabados, causando transtornos à comunidade
local. A falta de conclusão das obras prejudica a mobilidade, gera poeira, lama
e risco de danos aos veículos. É essencial que o Executivo esclareça a situação
e informe quando será retomada e finalizada a pavimentação da via. "
Requerimento 2651/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Quais foram os fundamentos técnicos e legais para a
implantação da sinalização de “estacionamento proibido em ambos os lados"
da Rua Maringá, fundos, nas proximidades do nº 784, bairro Salto do Norte? Há
estudo técnico, parecer de engenharia de tráfego ou solicitação formal que
tenha embasado a instalação das placas de proibição de estacionamento nos dois
lados da via? Caso positivo, solicita-se cópia do respectivo estudo ou parecer.
Há previsão de reavaliação da medida, diante das queixas de moradores e
comerciantes locais que afirmam ter sido prejudicados pela ausência total de
vagas na rua? Justificativa: Moradores e comerciantes da Rua Maringá
relataram estranhamento e prejuízos decorrentes da instalação de placas de
“estacionamento proibido em ambos os lados” da via, o que é incomum em ruas
locais de tráfego moderado. O trecho afetado não apresenta características que
justifiquem, a princípio, tal restrição ampla, motivo pelo qual se faz
necessária a verificação das razões técnicas e legais para a medida, bem como
eventual revisão da sinalização implantada."
Requerimento 2652/2025, "providências ao Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT / Superintendência Regional em
Santa Catarina, para que responda ao seguinte pedido de informação:
Considerando as obras de duplicação da BR-470, no trecho que abrange o
município de Blumenau/SC, e tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos
moradores lindeiros para realizar a travessia de pedestres de forma segura,
especialmente nas imediações da Rua Arthur Kuhl, venho respeitosamente
solicitar informações acerca da previsão de implantação de passarela de
pedestres nesse ponto da rodovia. Em especial, solicita-se esclarecer: Há
projeto previsto ou em execução para a construção de passarela nas proximidades
da Rua Arthur Kuhl? Em caso positivo, qual o cronograma estimado para a
execução e conclusão da obra? Se não houver previsão, quais medidas estão sendo
adotadas para garantir a segurança dos pedestres que necessitam atravessar a rodovia
nesse trecho? Obs.: a demanda tem caráter urgente e de interesse público, tendo
em vista o fluxo intenso de veículos e o risco constante de acidentes para os
moradores e trabalhadores que transitam diariamente pela região."
Requerimento 2653/2025, "providências ao DNIT para que,
na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação:
Referente à segurança viária na marginal oeste da Rodovia Ingo Hering, nas
proximidades do viaduto do Badenfurt e da rotatória, no município de Blumenau,
este Vereador solicita informações complementares e atualizadas: O acesso
existente ao lado do Mercado Ferreira, no bairro Badenfurt, foi executado
conforme o projeto técnico original aprovado pelo DNIT? Houve vistoria técnica
e autorização formal para a execução e manutenção desse acesso? Justificativa:
moradores e comerciantes da região continuam relatando situações de perigo no
acesso próximo ao Mercado Ferreira, na marginal oeste da BR-470, no Badenfurt.
Trata-se de um ponto de intenso tráfego, com cruzamento de pedestres, ciclistas
e veículos, onde já foram registrados diversos quase acidentes. Diante da
ausência de resposta ao Requerimento anterior (nº 2400/2025) e da persistência
do problema, reforça-se a necessidade de esclarecimentos técnicos e de medidas
urgentes por parte do DNIT, visando garantir a segurança viária e prevenir
novos acidentes."
Requerimento 2654/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Sobre a situação da rotatória localizada na Rua Frederico
Jensen, nas proximidades da entrada dos empreendimentos da construtora RNI,
bairro Itoupavazinha: O Poder Executivo tem conhecimento da grande quantidade
de areia e resíduos de obra acumulados sobre o pavimento da rotatória, que tem
provocado risco de acidentes, especialmente a motociclistas? A responsabilidade
pela limpeza e manutenção da via é da construtora responsável pela obra ou da
Prefeitura Municipal? Quais medidas estão sendo adotadas para garantir a
limpeza imediata do local e a prevenção de novos acúmulos de resíduos no
trecho? Há previsão de fiscalização ou autuação da empresa responsável, em caso
de descumprimento das obrigações de limpeza das vias públicas? Justificativa:
moradores e motoristas têm relatado que o trecho mencionado apresenta grande
acúmulo de areia e material de obra sobre o asfalto, especialmente na rotatória
próxima à entrada dos prédios da construtora RNI. A situação tem causado risco
real de quedas e acidentes, sendo urgente identificar responsabilidades e
exigir providências de limpeza e manutenção do local. Obs.: Link do vídeo:
https://drive.google.com/file/d/10iRVzumgomRMvwjaTRcvcPsV-aGC1rQY/view?usp=sharing"
Requerimento 2655/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Se existem projetos técnicos elaborados para a
pavimentação das Ruas Nicolau Link e Bernadete Boos, ambas localizadas na
região limítrofe entre Blumenau e Indaial; Se há previsão orçamentária ou
destinação de recursos financeiros para execução das referidas obras; Se há
tratativas intermunicipais entre Blumenau e Indaial para viabilizar a
pavimentação conjunta ou integrada desses trechos; Se foi realizado algum
estudo de viabilidade técnica, considerando o impacto da duplicação da BR-470 e
o novo traçado da Rua Bagé, cuja pavimentação já foi anunciada pelo município
de Indaial e conecta-se diretamente às vias mencionadas. Justificativa: as ruas
Nicolau Link e Bernadete Boos possuem relevância estratégica para a mobilidade
entre Blumenau e Indaial, servindo como importante ligação de acesso
intermunicipal. Com o anúncio da pavimentação da Rua Bagé pelo município
vizinho, é essencial que Blumenau adote medidas para garantir a continuidade
viária e evitar que reste um pequeno trecho sem infraestrutura adequada. A
pavimentação dessas vias representa um avanço para a integração regional,
segurança do tráfego e desenvolvimento da comunidade local. Obs.: imagens
anexas para melhor ilustração. "
VEREADOR(A) FLÁVIO JOSÉ LINHARES:
Requerimento 2629/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Existe a possibilidade de possibilidade de criarmos o programa
"Ação por Blumenau", em parceria com CDL, Acib, Sinduscon e demais
entidades locais, visando ações de zeladoria, manutenção e transformação
urbana? "
VEREADOR(A) GILSON DE SOUZA:
Requerimento 2635/2025, "providências ao Executivo
Municipal / Secretaria Municipal de Trâsito e Transportes para que, na forma e
dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Considerando
que a Rua Fritz Spernau, via que interliga os bairros Fortaleza e Itoupava
Norte, não conta atualmente com o itinerário de nenhuma linha de transporte
coletivo municipal; Considerando que a ausência de passagem de ônibus nessa
localidade tem causado grandes dificuldades de deslocamento para os moradores,
sobretudo idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, que dependem do
transporte público para acessar serviços essenciais; Considerando, ainda, que
tal limitação impacta diretamente a participação dos moradores em atividades
acadêmicas, culturais e de lazer como o acesso a parques, escolas e à unidade
da Pró-Família, restringindo direitos básicos de mobilidade e convivência
social: A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes possui estudos ou
levantamentos sobre a viabilidade da inclusão da Rua Fritz Spernau no trajeto
de alguma linha de ônibus já existente? Há registro de solicitações anteriores
por parte de moradores, associações de bairro ou entidades representativas,
requerendo o atendimento dessa via pelo transporte coletivo? Há estimativa de
quantos residentes seriam beneficiados com a inclusão dessa rota, considerando
a população dos bairros Fortaleza e Itoupava Norte e a frequência de
deslocamentos à região central e de lazer? Justificativa: Chegou ao
conhecimento a reivindicação de moradores da Rua Fritz Spernau, acerca da
ausência de passagem de linhas de ônibus pelo local. Tal situação tem
dificultado significativamente a locomoção da população, em especial de idosos,
crianças e estudantes, que encontram obstáculos para realizar atividades
acadêmicas, de lazer e convivência em espaços públicos como parques e a
Pró-Família. A inexistência de atendimento por transporte coletivo representa
uma forma de exclusão social e limita o exercício da cidadania."
Requerimento 2639/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: - Há algum projeto ou previsão de pavimentação para a Rua
Claúdia Sievert, no bairro Itoupava Norte? Em caso positivo, qual o prazo ou
cronograma para o início e conclusão das obras? Em caso negativo, solicito que
seja avaliada a inclusão da Rua Claúdia Sievert no planejamento de
pavimentações futuras. "
VEREADOR(A) JEAN VOLPATO:
Requerimento 2626/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há algum projeto, estudo ou planejamento em andamento
para o asfaltamento do início da Rua Grevsmuehl, localizada no bairro Glória,
nas proximidades do Colégio Celso Ramos e do Asilo Santa Ana? Existe previsão
de inclusão da referida via no cronograma de obras do Programa de Pavimentação
da Prefeitura? Em caso positivo, qual o prazo estimado para o início e a
conclusão da pavimentação? Antes da execução da obra, está prevista a
realização de intervenções de drenagem pluvial, rede de esgoto ou melhorias
estruturais na base da via? Há estudos ou levantamentos técnicos já realizados
sobre as condições do solo e a viabilidade da pavimentação nesse trecho? O
Executivo possui planos para implantação de sinalização viária e faixas de
pedestres nas imediações do Colégio Celso Ramos e do Asilo Santa Ana, visando
garantir maior segurança e acessibilidade para pedestres, idosos e veículos de
emergência? Há dotação orçamentária prevista para essa obra? Caso contrário,
qual o valor estimado e de que forma o município pretende viabilizar os
recursos necessários? Enquanto a pavimentação não é executada, está prevista
alguma ação de manutenção, nivelamento ou colocação de brita para amenizar as
condições da via? Existem registros anteriores de solicitações ou reclamações
de moradores sobre a situação da Rua Grevsmuehl junto à Ouvidoria ou à
Secretaria de Obras?"
Requerimento 2627/2025, "providências ao Executivo
Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte
pedido de informação: Há previsão para o retorno dos horários de ônibus aos
sábados da linha 607 – Nova Esperança, com destino ao Terminal da Fonte? Qual o
motivo da retirada dessa linha do itinerário aos sábados? Existe algum estudo
em andamento para readequação dos horários ou ampliação da oferta de linhas que
atendam essa região? Há registro de reclamações ou solicitações de usuários
sobre a falta desse transporte aos fins de semana? Caso não haja previsão para
o retorno, quais alternativas estão sendo estudadas para garantir o deslocamento
dos moradores da Nova Esperança até o Terminal da Fonte aos sábados?"
MOÇÕES
VEREADOR(A) BRUNO CUNHA:
Moção Louvor 355/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Cucawagen, pelos
seus 10 anos de dedicação, excelência e contribuição para o desenvolvimento
econômico e social de nossa cidade. Cota do vereador autor referente ao mês de
novembro."
VEREADOR(A) EGÍDIO DA ROSA BECKHAUSER:
Moção Louvor 352/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Senhor Leonardo
Friese, pela dedicação e contribuição ao desenvolvimento das categorias de base
do basquete masculino de Blumenau. Cota do vereador autor referente ao mês
de outubro."
Moção Louvor 353/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Equipe Sub -13 da
Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Blumenau - APAB, pela conquista
do Título Estadual de Basquete Masculino. Cota do vereador autor referente ao
mês de outubro."
Moção Louvor 354/2025, "moção de louvor, com expedição
de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus
parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Equipe Sub -12 da
Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Blumenau - APAB, pela conquista
do Bicampeonato Estadual de Basquete Masculino. Cota do vereador autor
referente ao mês de outubro. "
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB
Veja também:
O vídeo completo da sessão
O álbum de fotos da sessão - Parte I
