Câmara de Blumenau realiza audiência itinerante para ouvir demandas de mobilidade na região da Velha
A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (22), uma audiência pública itinerante para discutir demandas e melhorias na mobilidade urbana da região dos bairros Velha, Velha Central e Velha Grande. O encontro, realizado no auditório da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke, foi proposto pelo vereador Adriano Pereira (PT), por meio de requerimento aprovado na Casa Legislativa.
Além do proponente, esteve presente o
vereador Jean Volpato (PT), dezenas de moradores e comerciantes da região, além
do secretário-adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras, Oscar
Guilherme Grotmann Filho; o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade
Urbana, William Filipe Rodrigues e o Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria
de Planejamento Urbano, Luis Bueno. A diretora, o professor de Sociologia e
alunos da escola também acompanharam o debate.
Entre os principais temas discutidos
estavam a implantação de uma ponte para veículos no fim da Rua Governador Jorge
Lacerda, onde hoje existe apenas uma passagem para pedestres, a Via Projetada nº 20 (AVP), além
de outras propostas para melhorar a mobilidade na região.
Adriano Pereira, proponente do
debate, apontou que a audiência pública foi importante para discutir ações,
projetos e iniciativas que o poder público possa ter para resolver os problemas
do trânsito na região da Grande Velha. Ressaltou que a audiência pública teve o
objetivo de aproximar o Poder Legislativo da comunidade, facilitando a
participação dos moradores e a apresentação de demandas diretamente no local
onde os problemas ocorrem.
“O trânsito realmente está um caos na
Rua José Reuter, especialmente nos horários de pico. A situação está
insustentável. A via projetada poderia ser uma alternativa para ajudar a
amenizar esse caos no trânsito, mas só existe um pré-projeto, não existe um
projeto do Executivo pronto, mas temos que tirar do papel e buscar recursos
para isso”, apontou o vereador, acrescentando que a audiência foi uma
oportunidade para reunir o corpo técnico da Prefeitura para discutir a
mobilidade urbana e ouvir também as manifestações e sugestões dos moradores.
Por fim, ainda ressaltou que os
vereadores estiveram presentes para ouvir a população e encaminhar suas
reivindicações, contando também com a participação de representantes de
diferentes secretarias municipais que acompanharam e registraram as
solicitações apresentadas.
Jean Volpato destacou que a audiência
pública é um espaço fundamental para ouvir a população e fortalecer a
participação cidadã. Defendeu a evolução da democracia representativa para uma
democracia mais participativa e deliberativa, na qual os moradores possam
contribuir diretamente com as decisões públicas. Ressaltou que ouvir a
comunidade é a forma mais eficaz de identificar problemas e demandas, já que
são os cidadãos que vivenciam a realidade dos bairros. Por fim, enfatizou que o
principal papel do vereador é fiscalizar as ações do Executivo e encaminhar as
reivindicações da população aos órgãos responsáveis.
As demandas levantadas durante o
encontro serão transformadas em requerimentos e encaminhadas ao Poder
Executivo.
Informações técnicas do Executivo
municipal
Os representantes do Executivo
municipal ouviram as manifestações da comunidade e devem levar as demandas para
as respectivas secretarias. Também apresentaram informações técnicas.
O diretor de Mobilidade Urbana da
Secretaria de Planejamento Urbano, Luis Bueno, apresentou os estudos da Via Projetada 20A e 20B e a
ligação viária da Franz Muller. Ele apontou que a princípio foi pensando
em um sistema de circulação em binário, que tornaria a Rua José Reuter como via
de mão sentido único até a Rua Hellmuth Butzke e AVP 20 sentido único em
direção ao centro. A primeira proposta é trabalhar estudos de tráfego com este
tipo de circulação em binário.
O diretor ainda explicou que a ligação viária da Franz Muller com
a Governador Jorge Lacerda também seria em sistema de binário. A via Rua
José Reuter estaria projetada com tráfego para veículos, estacionamento e
sistema de circulação para pedestres e ciclistas. Ele ainda mostrou o mapa de
desapropriação dos lotes e os custos para essas desapropriações. Informou que o
projeto executivo completo teria um custo aproximado, considerando as três vias
projetadas 20A, 20B e a ligação da Jorge Lacerda seria de R$200 a 250 mil.
Manifestações da comunidade
Os moradores utilizaram a tribuna
para apresentar sugestões, apontar problemas e tirar dúvidas. As principais
demandas apresentadas pelos moradores devem ser encaminhadas ao Poder
Executivo, por meio de requerimentos.
Um morador da Rua Bagé, chamou a
atenção para os problemas de mobilidade na região, especialmente nos horários
de entrada e saída dos alunos dos colégios naquela localidade. Sugeriu que um
técnico da Prefeitura pudesse acompanhar a situação in loco nos horários de
maior movimento para identificar soluções imediatas para resolver a questão da
mobilidade na região.
Já o morador, que tem comércio na rua
José Reuter desde 2000, apontou que uma obra executada de canteiro central da
rua José Reuter, acabou trazendo mais transtornos para a mobilidade da região,
causando mais engarrafamento entre as 15h às 19h, inclusive para os veículos de
emergência que acabam inclusive utilizando a contramão para poder fazer o
atendimento com celeridade.
Apontou ainda que o projeto discutido
na audiência já vem sendo debatido desde aquela época. Defendeu a execução do
projeto, afirmando que a intervenção de cerca de 1,8 metros contribuiria
significativamente para melhorar a mobilidade e solucionar os problemas de
trânsito no bairro Velha. Outros também defenderam a necessidade de execução
desta via projetada transformando em um binário e a reurbanização da Rua José
Reuter.
Outro morador pediu que o poder
público planeje o crescimento de Blumenau com visão de futuro. Ele citou
exemplos de vias que poderiam ter sido projetadas mais amplas e de áreas
destinadas a obras que acabaram sendo ocupadas, como a via projetada,
dificultando intervenções futuras. Segundo ele, as decisões tomadas hoje devem
considerar o aumento da população, do trânsito e das demandas por mobilidade
nos próximos anos.
Representantes da comunidade e da
escola fizeram coro sobre os transtornos causados com a implantação do canteiro
central na rua José Reuter, trazendo transtornos para os ônibus escolares. Também aproveitaram o espaço para pedir ajustes e mais linhas e
horários de ônibus na Velha Grande, falta de vagas de estacionamento nas
escolas, melhorias de mobilidade nas calçadas, entre outras demandas e
dificuldades do dia a dia.
A representante da Associação do Loteamento Girassol se manifestou no sentido de organizar junto aos moradores do loteamento e aos demais de fazer um abaixo-assinado para reforçar as solicitações levantadas na audiência.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB
Veja também
Galeria de fotos da audiência pública - parte 1
Galeria de fotos da audiência pública - parte 2
Câmara de Blumenau realiza audiência itinerante para ouvir demandas de mobilidade na região da Velha
A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (22), uma audiência pública itinerante para discutir demandas e melhorias na mobilidade urbana da região dos bairros Velha, Velha Central e Velha Grande. O encontro, realizado no auditório da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke, foi proposto pelo vereador Adriano Pereira (PT), por meio de requerimento aprovado na Casa Legislativa.
Além do proponente, esteve presente o
vereador Jean Volpato (PT), dezenas de moradores e comerciantes da região, além
do secretário-adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras, Oscar
Guilherme Grotmann Filho; o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade
Urbana, William Filipe Rodrigues e o Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria
de Planejamento Urbano, Luis Bueno. A diretora, o professor de Sociologia e
alunos da escola também acompanharam o debate.
Entre os principais temas discutidos
estavam a implantação de uma ponte para veículos no fim da Rua Governador Jorge
Lacerda, onde hoje existe apenas uma passagem para pedestres, a Via Projetada nº 20 (AVP), além
de outras propostas para melhorar a mobilidade na região.
Adriano Pereira, proponente do
debate, apontou que a audiência pública foi importante para discutir ações,
projetos e iniciativas que o poder público possa ter para resolver os problemas
do trânsito na região da Grande Velha. Ressaltou que a audiência pública teve o
objetivo de aproximar o Poder Legislativo da comunidade, facilitando a
participação dos moradores e a apresentação de demandas diretamente no local
onde os problemas ocorrem.
“O trânsito realmente está um caos na
Rua José Reuter, especialmente nos horários de pico. A situação está
insustentável. A via projetada poderia ser uma alternativa para ajudar a
amenizar esse caos no trânsito, mas só existe um pré-projeto, não existe um
projeto do Executivo pronto, mas temos que tirar do papel e buscar recursos
para isso”, apontou o vereador, acrescentando que a audiência foi uma
oportunidade para reunir o corpo técnico da Prefeitura para discutir a
mobilidade urbana e ouvir também as manifestações e sugestões dos moradores.
Por fim, ainda ressaltou que os
vereadores estiveram presentes para ouvir a população e encaminhar suas
reivindicações, contando também com a participação de representantes de
diferentes secretarias municipais que acompanharam e registraram as
solicitações apresentadas.
Jean Volpato destacou que a audiência
pública é um espaço fundamental para ouvir a população e fortalecer a
participação cidadã. Defendeu a evolução da democracia representativa para uma
democracia mais participativa e deliberativa, na qual os moradores possam
contribuir diretamente com as decisões públicas. Ressaltou que ouvir a
comunidade é a forma mais eficaz de identificar problemas e demandas, já que
são os cidadãos que vivenciam a realidade dos bairros. Por fim, enfatizou que o
principal papel do vereador é fiscalizar as ações do Executivo e encaminhar as
reivindicações da população aos órgãos responsáveis.
As demandas levantadas durante o
encontro serão transformadas em requerimentos e encaminhadas ao Poder
Executivo.
Informações técnicas do Executivo
municipal
Os representantes do Executivo
municipal ouviram as manifestações da comunidade e devem levar as demandas para
as respectivas secretarias. Também apresentaram informações técnicas.
O diretor de Mobilidade Urbana da
Secretaria de Planejamento Urbano, Luis Bueno, apresentou os estudos da Via Projetada 20A e 20B e a
ligação viária da Franz Muller. Ele apontou que a princípio foi pensando
em um sistema de circulação em binário, que tornaria a Rua José Reuter como via
de mão sentido único até a Rua Hellmuth Butzke e AVP 20 sentido único em
direção ao centro. A primeira proposta é trabalhar estudos de tráfego com este
tipo de circulação em binário.
O diretor ainda explicou que a ligação viária da Franz Muller com
a Governador Jorge Lacerda também seria em sistema de binário. A via Rua
José Reuter estaria projetada com tráfego para veículos, estacionamento e
sistema de circulação para pedestres e ciclistas. Ele ainda mostrou o mapa de
desapropriação dos lotes e os custos para essas desapropriações. Informou que o
projeto executivo completo teria um custo aproximado, considerando as três vias
projetadas 20A, 20B e a ligação da Jorge Lacerda seria de R$200 a 250 mil.
Manifestações da comunidade
Os moradores utilizaram a tribuna
para apresentar sugestões, apontar problemas e tirar dúvidas. As principais
demandas apresentadas pelos moradores devem ser encaminhadas ao Poder
Executivo, por meio de requerimentos.
Um morador da Rua Bagé, chamou a
atenção para os problemas de mobilidade na região, especialmente nos horários
de entrada e saída dos alunos dos colégios naquela localidade. Sugeriu que um
técnico da Prefeitura pudesse acompanhar a situação in loco nos horários de
maior movimento para identificar soluções imediatas para resolver a questão da
mobilidade na região.
Já o morador, que tem comércio na rua
José Reuter desde 2000, apontou que uma obra executada de canteiro central da
rua José Reuter, acabou trazendo mais transtornos para a mobilidade da região,
causando mais engarrafamento entre as 15h às 19h, inclusive para os veículos de
emergência que acabam inclusive utilizando a contramão para poder fazer o
atendimento com celeridade.
Apontou ainda que o projeto discutido
na audiência já vem sendo debatido desde aquela época. Defendeu a execução do
projeto, afirmando que a intervenção de cerca de 1,8 metros contribuiria
significativamente para melhorar a mobilidade e solucionar os problemas de
trânsito no bairro Velha. Outros também defenderam a necessidade de execução
desta via projetada transformando em um binário e a reurbanização da Rua José
Reuter.
Outro morador pediu que o poder
público planeje o crescimento de Blumenau com visão de futuro. Ele citou
exemplos de vias que poderiam ter sido projetadas mais amplas e de áreas
destinadas a obras que acabaram sendo ocupadas, como a via projetada,
dificultando intervenções futuras. Segundo ele, as decisões tomadas hoje devem
considerar o aumento da população, do trânsito e das demandas por mobilidade
nos próximos anos.
Representantes da comunidade e da
escola fizeram coro sobre os transtornos causados com a implantação do canteiro
central na rua José Reuter, trazendo transtornos para os ônibus escolares. Também aproveitaram o espaço para pedir ajustes e mais linhas e
horários de ônibus na Velha Grande, falta de vagas de estacionamento nas
escolas, melhorias de mobilidade nas calçadas, entre outras demandas e
dificuldades do dia a dia.
A representante da Associação do Loteamento Girassol se manifestou no sentido de organizar junto aos moradores do loteamento e aos demais de fazer um abaixo-assinado para reforçar as solicitações levantadas na audiência.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB
Veja também
Galeria de fotos da audiência pública - parte 1
Galeria de fotos da audiência pública - parte 2
