Câmara de Blumenau realiza audiência itinerante para ouvir demandas de mobilidade na região da Velha

Câmara de Blumenau realiza audiência itinerante para ouvir demandas de mobilidade na região da Velha

23 DE Junho DE 2026
  • 2026
  • Audiências Públicas

  • A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (22), uma audiência pública itinerante para discutir demandas e melhorias na mobilidade urbana da região dos bairros Velha, Velha Central e Velha Grande. O encontro, realizado no auditório da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke, foi proposto pelo vereador Adriano Pereira (PT), por meio de requerimento aprovado na Casa Legislativa.

    Além do proponente, esteve presente o vereador Jean Volpato (PT), dezenas de moradores e comerciantes da região, além do secretário-adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras, Oscar Guilherme Grotmann Filho; o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, William Filipe Rodrigues e o Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Planejamento Urbano, Luis Bueno. A diretora, o professor de Sociologia e alunos da escola também acompanharam o debate.

    Entre os principais temas discutidos estavam a implantação de uma ponte para veículos no fim da Rua Governador Jorge Lacerda, onde hoje existe apenas uma passagem para pedestres, a Via Projetada nº 20 (AVP), além de outras propostas para melhorar a mobilidade na região.

    Adriano Pereira, proponente do debate, apontou que a audiência pública foi importante para discutir ações, projetos e iniciativas que o poder público possa ter para resolver os problemas do trânsito na região da Grande Velha. Ressaltou que a audiência pública teve o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da comunidade, facilitando a participação dos moradores e a apresentação de demandas diretamente no local onde os problemas ocorrem.

    “O trânsito realmente está um caos na Rua José Reuter, especialmente nos horários de pico. A situação está insustentável. A via projetada poderia ser uma alternativa para ajudar a amenizar esse caos no trânsito, mas só existe um pré-projeto, não existe um projeto do Executivo pronto, mas temos que tirar do papel e buscar recursos para isso”, apontou o vereador, acrescentando que a audiência foi uma oportunidade para reunir o corpo técnico da Prefeitura para discutir a mobilidade urbana e ouvir também as manifestações e sugestões dos moradores.

    Por fim, ainda ressaltou que os vereadores estiveram presentes para ouvir a população e encaminhar suas reivindicações, contando também com a participação de representantes de diferentes secretarias municipais que acompanharam e registraram as solicitações apresentadas.

    Jean Volpato destacou que a audiência pública é um espaço fundamental para ouvir a população e fortalecer a participação cidadã. Defendeu a evolução da democracia representativa para uma democracia mais participativa e deliberativa, na qual os moradores possam contribuir diretamente com as decisões públicas. Ressaltou que ouvir a comunidade é a forma mais eficaz de identificar problemas e demandas, já que são os cidadãos que vivenciam a realidade dos bairros. Por fim, enfatizou que o principal papel do vereador é fiscalizar as ações do Executivo e encaminhar as reivindicações da população aos órgãos responsáveis.

    As demandas levantadas durante o encontro serão transformadas em requerimentos e encaminhadas ao Poder Executivo.

    Informações técnicas do Executivo municipal

    Os representantes do Executivo municipal ouviram as manifestações da comunidade e devem levar as demandas para as respectivas secretarias. Também apresentaram informações técnicas.

    O diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Planejamento Urbano, Luis Bueno, apresentou os estudos da Via Projetada 20A e 20B e a ligação viária da Franz Muller. Ele apontou que a princípio foi pensando em um sistema de circulação em binário, que tornaria a Rua José Reuter como via de mão sentido único até a Rua Hellmuth Butzke e AVP 20 sentido único em direção ao centro. A primeira proposta é trabalhar estudos de tráfego com este tipo de circulação em binário.

    O diretor ainda explicou que a ligação viária da Franz Muller com a Governador Jorge Lacerda também seria em sistema de binário. A via Rua José Reuter estaria projetada com tráfego para veículos, estacionamento e sistema de circulação para pedestres e ciclistas. Ele ainda mostrou o mapa de desapropriação dos lotes e os custos para essas desapropriações. Informou que o projeto executivo completo teria um custo aproximado, considerando as três vias projetadas 20A, 20B e a ligação da Jorge Lacerda seria de R$200 a 250 mil.

    Manifestações da comunidade

    Os moradores utilizaram a tribuna para apresentar sugestões, apontar problemas e tirar dúvidas. As principais demandas apresentadas pelos moradores devem ser encaminhadas ao Poder Executivo, por meio de requerimentos.

    Um morador da Rua Bagé, chamou a atenção para os problemas de mobilidade na região, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos dos colégios naquela localidade. Sugeriu que um técnico da Prefeitura pudesse acompanhar a situação in loco nos horários de maior movimento para identificar soluções imediatas para resolver a questão da mobilidade na região.

    Já o morador, que tem comércio na rua José Reuter desde 2000, apontou que uma obra executada de canteiro central da rua José Reuter, acabou trazendo mais transtornos para a mobilidade da região, causando mais engarrafamento entre as 15h às 19h, inclusive para os veículos de emergência que acabam inclusive utilizando a contramão para poder fazer o atendimento com celeridade.

    Apontou ainda que o projeto discutido na audiência já vem sendo debatido desde aquela época. Defendeu a execução do projeto, afirmando que a intervenção de cerca de 1,8 metros contribuiria significativamente para melhorar a mobilidade e solucionar os problemas de trânsito no bairro Velha. Outros também defenderam a necessidade de execução desta via projetada transformando em um binário e a reurbanização da Rua José Reuter.

    Outro morador pediu que o poder público planeje o crescimento de Blumenau com visão de futuro. Ele citou exemplos de vias que poderiam ter sido projetadas mais amplas e de áreas destinadas a obras que acabaram sendo ocupadas, como a via projetada, dificultando intervenções futuras. Segundo ele, as decisões tomadas hoje devem considerar o aumento da população, do trânsito e das demandas por mobilidade nos próximos anos.

    Representantes da comunidade e da escola fizeram coro sobre os transtornos causados com a implantação do canteiro central na rua José Reuter, trazendo transtornos para os ônibus escolares. Também aproveitaram o espaço para pedir ajustes e mais linhas e horários de ônibus na Velha Grande, falta de vagas de estacionamento nas escolas, melhorias de mobilidade nas calçadas, entre outras demandas e dificuldades do dia a dia.

    A representante da Associação do Loteamento Girassol se manifestou no sentido de organizar junto aos moradores do loteamento e aos demais de fazer um abaixo-assinado para reforçar as solicitações levantadas na audiência.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB

     Veja também 

    Galeria de fotos da audiência pública - parte 1

    Galeria de fotos da audiência pública - parte 2




     

    Câmara de Blumenau realiza audiência itinerante para ouvir demandas de mobilidade na região da Velha

    Câmara de Blumenau realiza audiência itinerante para ouvir demandas de mobilidade na região da Velha

    23 DE Junho DE 2026
  • 2026
  • Audiências Públicas
  • A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (22), uma audiência pública itinerante para discutir demandas e melhorias na mobilidade urbana da região dos bairros Velha, Velha Central e Velha Grande. O encontro, realizado no auditório da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke, foi proposto pelo vereador Adriano Pereira (PT), por meio de requerimento aprovado na Casa Legislativa.

    Além do proponente, esteve presente o vereador Jean Volpato (PT), dezenas de moradores e comerciantes da região, além do secretário-adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras, Oscar Guilherme Grotmann Filho; o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, William Filipe Rodrigues e o Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Planejamento Urbano, Luis Bueno. A diretora, o professor de Sociologia e alunos da escola também acompanharam o debate.

    Entre os principais temas discutidos estavam a implantação de uma ponte para veículos no fim da Rua Governador Jorge Lacerda, onde hoje existe apenas uma passagem para pedestres, a Via Projetada nº 20 (AVP), além de outras propostas para melhorar a mobilidade na região.

    Adriano Pereira, proponente do debate, apontou que a audiência pública foi importante para discutir ações, projetos e iniciativas que o poder público possa ter para resolver os problemas do trânsito na região da Grande Velha. Ressaltou que a audiência pública teve o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da comunidade, facilitando a participação dos moradores e a apresentação de demandas diretamente no local onde os problemas ocorrem.

    “O trânsito realmente está um caos na Rua José Reuter, especialmente nos horários de pico. A situação está insustentável. A via projetada poderia ser uma alternativa para ajudar a amenizar esse caos no trânsito, mas só existe um pré-projeto, não existe um projeto do Executivo pronto, mas temos que tirar do papel e buscar recursos para isso”, apontou o vereador, acrescentando que a audiência foi uma oportunidade para reunir o corpo técnico da Prefeitura para discutir a mobilidade urbana e ouvir também as manifestações e sugestões dos moradores.

    Por fim, ainda ressaltou que os vereadores estiveram presentes para ouvir a população e encaminhar suas reivindicações, contando também com a participação de representantes de diferentes secretarias municipais que acompanharam e registraram as solicitações apresentadas.

    Jean Volpato destacou que a audiência pública é um espaço fundamental para ouvir a população e fortalecer a participação cidadã. Defendeu a evolução da democracia representativa para uma democracia mais participativa e deliberativa, na qual os moradores possam contribuir diretamente com as decisões públicas. Ressaltou que ouvir a comunidade é a forma mais eficaz de identificar problemas e demandas, já que são os cidadãos que vivenciam a realidade dos bairros. Por fim, enfatizou que o principal papel do vereador é fiscalizar as ações do Executivo e encaminhar as reivindicações da população aos órgãos responsáveis.

    As demandas levantadas durante o encontro serão transformadas em requerimentos e encaminhadas ao Poder Executivo.

    Informações técnicas do Executivo municipal

    Os representantes do Executivo municipal ouviram as manifestações da comunidade e devem levar as demandas para as respectivas secretarias. Também apresentaram informações técnicas.

    O diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Planejamento Urbano, Luis Bueno, apresentou os estudos da Via Projetada 20A e 20B e a ligação viária da Franz Muller. Ele apontou que a princípio foi pensando em um sistema de circulação em binário, que tornaria a Rua José Reuter como via de mão sentido único até a Rua Hellmuth Butzke e AVP 20 sentido único em direção ao centro. A primeira proposta é trabalhar estudos de tráfego com este tipo de circulação em binário.

    O diretor ainda explicou que a ligação viária da Franz Muller com a Governador Jorge Lacerda também seria em sistema de binário. A via Rua José Reuter estaria projetada com tráfego para veículos, estacionamento e sistema de circulação para pedestres e ciclistas. Ele ainda mostrou o mapa de desapropriação dos lotes e os custos para essas desapropriações. Informou que o projeto executivo completo teria um custo aproximado, considerando as três vias projetadas 20A, 20B e a ligação da Jorge Lacerda seria de R$200 a 250 mil.

    Manifestações da comunidade

    Os moradores utilizaram a tribuna para apresentar sugestões, apontar problemas e tirar dúvidas. As principais demandas apresentadas pelos moradores devem ser encaminhadas ao Poder Executivo, por meio de requerimentos.

    Um morador da Rua Bagé, chamou a atenção para os problemas de mobilidade na região, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos dos colégios naquela localidade. Sugeriu que um técnico da Prefeitura pudesse acompanhar a situação in loco nos horários de maior movimento para identificar soluções imediatas para resolver a questão da mobilidade na região.

    Já o morador, que tem comércio na rua José Reuter desde 2000, apontou que uma obra executada de canteiro central da rua José Reuter, acabou trazendo mais transtornos para a mobilidade da região, causando mais engarrafamento entre as 15h às 19h, inclusive para os veículos de emergência que acabam inclusive utilizando a contramão para poder fazer o atendimento com celeridade.

    Apontou ainda que o projeto discutido na audiência já vem sendo debatido desde aquela época. Defendeu a execução do projeto, afirmando que a intervenção de cerca de 1,8 metros contribuiria significativamente para melhorar a mobilidade e solucionar os problemas de trânsito no bairro Velha. Outros também defenderam a necessidade de execução desta via projetada transformando em um binário e a reurbanização da Rua José Reuter.

    Outro morador pediu que o poder público planeje o crescimento de Blumenau com visão de futuro. Ele citou exemplos de vias que poderiam ter sido projetadas mais amplas e de áreas destinadas a obras que acabaram sendo ocupadas, como a via projetada, dificultando intervenções futuras. Segundo ele, as decisões tomadas hoje devem considerar o aumento da população, do trânsito e das demandas por mobilidade nos próximos anos.

    Representantes da comunidade e da escola fizeram coro sobre os transtornos causados com a implantação do canteiro central na rua José Reuter, trazendo transtornos para os ônibus escolares. Também aproveitaram o espaço para pedir ajustes e mais linhas e horários de ônibus na Velha Grande, falta de vagas de estacionamento nas escolas, melhorias de mobilidade nas calçadas, entre outras demandas e dificuldades do dia a dia.

    A representante da Associação do Loteamento Girassol se manifestou no sentido de organizar junto aos moradores do loteamento e aos demais de fazer um abaixo-assinado para reforçar as solicitações levantadas na audiência.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB

     Veja também 

    Galeria de fotos da audiência pública - parte 1

    Galeria de fotos da audiência pública - parte 2