Vereadores mirins se preparam para participar do Câmara Mirim 2019

11 DE Setembro DE 2019
  • Atividades da Câmara Mirim
  • 2019

• Os vereadores mirins titulares participaram, na manhã desta quarta-feira (11), de uma formação complementar de preparação e ambientação para a participação no Câmara Mirim 2019. O coordenador de apoio do Programa Vereador Mirim de Blumenau, Ramsés Oliveira Costa, apresentou e explicou cada item do regulamente do Câmara Mirim 2019, a sequência dos atos, como vão funcionar as atividades e quais as atribuições deles para melhor aproveitamento dos trabalhos.

O Câmara Mirim é uma ação promovida pelo Plenarinho, programa da Câmara dos Deputados, e acontece, anualmente, no mês de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Este ano vai acontecer nos dias 24 e 25 de outubro. O Câmara Mirim simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e em sessão no Plenário. Estudantes do Ensino Fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam, em reuniões de comissões da Câmara e em sessão ordinária no Plenário da Câmara, três projetos de lei selecionados entre todos os que foram enviados pelas crianças.

“Foi de fundamental importância as presenças dos vereadores mirins na formação de hoje, porque o Câmara Mirim é um evento de grande magnitude e que, neste ano, vai ter a participação de aproximadamente 250 pessoas, ao menos no segundo dia na sessão mirim. Os parlamentares mirins estão tendo este conhecimento prévio para conseguir aproveitar ao máximo as atividades e ter uma efetiva participação”, avaliou Ramsés Oliveira Costa, lembrando que, no início do ano, os vereadores mirins também participaram de uma outra formação sobre elaboração e apresentação de projetos de lei, que também serviu como ambientação inicial para estas atividades.

O servidor adiantou que o Câmara Mirim do Plenarinho será uma experiência única na vida deles e que os estudantes vão aproveitar os conhecimentos lá adquiridos, inclusive, futuramente dentro de suas carreiras. “Os parlamentares mirins vão estar em outro lugar, discutindo com pessoas da mesma faixa etária, com o mesmo grau de experiência de vida, mas com visões diferentes de mundo. Essa troca de experiências com outras pessoas, inclusive, de outros Estados, e a discussão aprofundada de temas que envolvem a realidade da sociedade, dentro dos três projetos que foram apresentados, vai ser de um valor de vida certamente muito grande“, avaliou.

A vereadora mirim Júlia Ohana Machado Paz, que representa a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, apontou que a capacitação a ajudou a compreender a dinâmica das atividades nos dois dias, com a formação das comissões, a formação dos grupos, a votação no plenário. “Foi uma preparação bem importante para saber o que vamos enfrentar quando chegarmos lá. A expectativa é bem alta. Sei que se eu me propor a estar aberta, a participar e conhecer as pessoas vai ser bem divertido e um grande aprendizado”.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações do plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados
    Foto: Imprensa CMB

Vereadores mirins se preparam para participar do Câmara Mirim 2019