Estagiários da Câmara participam de formação sobre o Poder Legislativo

• 2019
  • Atividades da Escola do Legislativo
  • Cursos da Escola do Legislativo que já se encerraram

• Os estagiários da Câmara de Vereadores receberam, nesta quarta-feira (20), a primeira oficina da Formação Permanente para Estagiários de 2019, com tema “O Poder Legislativo”. A formação, que é oferecida e organizada pela Escola do Legislativo Fritz Müller desde 2017, aconteceu nos períodos matutino e vespertino, no plenário. Os ministrantes foram os procuradores do Poder Legislativo municipal, Rodrigo Reis Pastore e André Roepke. A escola planeja para este ano oferecer uma etapa a cada dois meses, em ambos os períodos, com temas diversos.

Os procuradores apresentaram aos estagiários o conceito de Federação, o conceito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dentro deste contexto foi explicado o papel da Câmara Municipal, quais as suas competências e suas atribuições, especialmente a questão do processo legislativo, como se desenvolve e qual o papel da Câmara dentro dele. “Cada estagiário tem o seu curso de formação, mas tendo esta ideia e o conceito geral é possível você ir moldado as suas aptidões e seus conhecimentos para que dentro da sua área de formação tenha atribuições compatíveis com esta ideia”, afirmou o procurador Rodrigo Reis Pastore.

A estagiária Jessica de Melo, que trabalha no gabinete do vereador Zeca Bombeiro (SD), elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo, principalmente pelo fato da iniciação de novos estagiários na Câmara neste ano. “Foi a oportunidade de os estudantes poderem ter conhecimento dos processos, dos procedimentos das hierarquias para se criar uma lei, e do papel da Câmara de Vereadores, inclusive dos demais poderes, ou seja, ter conhecimento do ambiente onde estão inseridos. O estágio é uma experiência para a vida, mesmo que a pessoa continue fazendo uma rede de trabalho, o conhecimento a acompanha em qualquer lugar aonde estiver”, salientou.

A Escola avaliou o estágio como sendo uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimento e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. “A realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque elucida e complementa na prática os temas abordados nas aulas. A etapa do estágio é um período de amadurecimento, conhecer o mundo do trabalho e suas relações, construir e reconstruir conceitos”, apontou a assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Lopes Turcati.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB