Vereadores mirins se formam em Curso de Oratória na Câmara

01 DE Março DE 2019
  • Atividades da Escola do Legislativo
  • Cursos da Escola do Legislativo que já se encerraram

• Os vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura 2019 encerraram, nesta sexta-feira (1º), o Curso de Oratória, com carga horária de 20 horas, ministrado pelo professor Carlos Alberto Bittencourt. O curso finalizou com a cerimônia de apresentação dos discursos dos parlamentares mirins na tribuna e a entrega de certificados. Prestigiaram o momento, no plenário do Legislativo municipal, os vereadores Oldemar Becker (DEM) e Professor Gilson (PSD), servidores da Casa Legislativa, pais, familiares, professores dos estudantes e comunidade em geral.

Este foi o primeiro evento do ano organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara para este público, e aconteceu no plenário. Durante o decorrer desta semana, o professor trabalhou com os mirins a postura diante da tribuna, fez trabalhos para melhorar a dicção, apresentou técnicas de respiração, técnicas de fala, técnicas de programação neurolinguística e técnicas persuasivas de convencimento e de eloquência para trabalhar a comunicação e a oratória de forma eficaz e assertiva. Também foram feitos debates sobre dois temas: o acidente trágico ocorrido recentemente na BR-470 que tirou a vida de duas jovens e sobre o uso da tecnologia em sala de aula. Nesses debates, eles criaram ações contrárias ou favoráveis às situações propostas e precisavam argumentar e criar estratégias de comunicação para discutir os temas.

“A ideia é que os vereadores mirins se tornassem assertivos, eficazes na oratória, mas também persuasivos, convincentes e eloquentes e conseguissem usar a emoção como fala. Isso tudo eles experimentaram aqui, por meio dos discursos que fizeram hoje e dos debates. Também fizemos um trabalho para aprenderem a enfatizar, a serem mais eloquentes, para utilizarem de técnicas de fala, no sentido de dar uma pausa, poder respirar e aumentar a possibilidade de pensamento, de inteligência emocional e cognitiva”, recordou o professor, ressaltando que a expressão corporal é responsável por mais de 55% da apresentação da pessoa, 7% são as palavras proferidas e 38% é a voz.

A Escola do Legislativo apontou que esta é uma das formações mais importantes para os parlamentares mirins, pois os prepara para a atividade parlamentar durante o ano, com o uso da tribuna, elaboração de discursos e requerimentos e também a se desenvolverem enquanto líderes em seus educandários. “Eles receberem orientações de como aprimorar as técnicas para falar em público, com segurança, persuasão e credibilidade. Também a como alcançar os objetivos com sucesso, tendo uma boa comunicação. O formador apresentou técnicas fáceis para a elaboração do discurso, aliando o aperfeiçoamento da linguagem corporal, gesticulação, postura e expressão. E, principalmente, deu dicas para superação da timidez ao falar em público”, lembrou a coordenadora pedagógica Zilda Rodrigues.

O professor fez um balanço positivo do curso. Assegurou que as expectativas foram superadas e apontou que a prova disso foi a forma como foram aplaudidos pela plateia. “Nós conseguimos perceber o esmero de cada um nesta apresentação. Em uma situação de aprendizado como esta, eles tiveram um poder de síntese e de improvisação. Eles falaram com eloquência e com postura na tribuna”, avaliou o professor.

A vereadora mirim titular Francine Eduarda dos Santos, da Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun, disse que o curso foi muito bom e que percebeu sua evolução ao longo da semana. Também apontou que os parlamentares mirins aprenderam a como se portar na tribuna, a falar em público e a enfatizar as palavras.

Para Camila Coelho, parlamentar mirim da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, a semana foi muito produtiva. “Nós aprendemos vários métodos de como nos portarmos na tribuna, como melhorar a oratória, a ter uma boa postura. O professor foi muito legal, nos ensinou muito e se esforçou bastante para nos passar o conteúdo”, enfatizou, acrescentando que os ensinamentos serão utilizados para a vereança, mas também no seu futuro acadêmico e profissional.

Por fim, o presidente mirim Efraim Calebe Mertens, do Colégio Shalom, apontou que, além, do aprendizado, o curso foi divertido e motivador. “Nós aprendemos a ter mais naturalidade, a perder o nervosismo na hora de falar em público. Muitas coisas que não sabíamos. Foi melhor do que eu esperava”, finalizou, agradecendo ao ministrante.

Além do curso, no decorrer de 2019, a escola é responsável pela formação permanente para os vereadores mirins em que são realizadas oito oficinas sobre diversos temas. A primeira terá como assunto o trânsito, em alusão ao Movimento Maio Amarelo. Outros temas já planejados são: História de Blumenau e Redação Oficial.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem Destacada: Freepik | Banco de Imagens gratuito