Blumenau promove três campanhas de conscientização em agosto

11 DE Agosto DE 2020
  • 2020

• Blumenau promove em agosto três campanhas de conscientização social intuídas por lei propostas pela Câmara de Vereadores

Neste mês o município de Blumenau desenvolve três campanhas de conscientização social. Uma delas é o Agosto Laranja, dedicado à conscientização da mielomeningocele ,  outra é o Agosto Lilás, que busca debater e evidenciar o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher, e a terceira é o Agosto Dourado, que é dedicada a desenvolver ações em apoio ao aleitamento materno. Todas as três foram instituídas por leis propostas e aprovadas na legislatura atual da Câmara de Vereadores e inclusas ano Calendário Oficial de Eventos do Município.

Agosto Laranja

A cor  tem caráter simbólico para dar visibilidade à patologia de mielomeningocele, que é considerada a segunda maior causa de deficiência motora infantil, segundo o Ministério da Saúde. É uma doença que afeta um em cada mil  bebês nascidos no Brasil e trata-se de um defeito do tubo neural mais comum. Em Blumenau, a Lei 8.435/2017 que instituiu o “Agosto Laranja” foi sancionada em 5 de junho de 2017.  A campanha visa a auxiliar o trabalho desenvolvido pela Associação dos Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM).  A entidade, que tem 16 anos de atuação, presta ajuda e atendimento às famílias dos portadores, oferecendo assistência social e serviços de fisioterapia e reforço escolar, bem como assessoria jurídica.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás foi instituído no Calendário Oficial do Município no ano passado, conforme a Lei Nº 7.910/2019 aprovada naquele ano. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006),  que é celebrada em 7 de agosto, estimulando as denúnicas dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.  As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, 180 ou 190, da Polícia Militar. Neste mês em que se celebra a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Ministério Público de Santa Catarina também lançou a campanha "Violência doméstica: não se cale!", que responderá dúvidas freqüentes sobre canais de denúncia, emergência e socorro por meio de postagens e vídeos no perfil das redes sociais da instituição.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma campanha que propõe a conscientização e a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A campanha foi instituída pela Lei  Nº 8.771 e sancionada em 3 de outubro de 2019.

Blumenau promove três campanhas de conscientização em agosto

11 DE Agosto DE 2020