Diretor de Políticas Sobre Drogas da Semudes fala sobre combate ao alcoolismo

18 DE Fevereiro DE 2021
  • Tribuna livre
  • 2021

• Marciano Tribess, Diretor de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (18) para falar sobre o uso de álcool na pandemia.

Ele lembrou que nesta quinta-feira é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, e também dá início à Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo, celebrada de 18 a 24 de fevereiro.

Afirmou que muitos podem pensar que é difícil falar sobre consumo de álcool na cidade que é a Capital Nacional da Cerveja, mas deixou claro que não combate o consumo de bebida alcoólica, mas sim o consumo exagerado dessa substância, que causa sérios problemas.

“Se comemos em exagero ou ingerimos açúcar em excesso, causamos danos ao organismo. A mesma coisa acontece com a bebida, que causa estragos no corpo quando é consumida exageradamente”.

Disse que a pandemia mudou a dinâmica da sociedade e como ela se relaciona com a bebida. “Nos primeiros três meses de pandemia, verificou-se que houve um aumento de 93% na venda de bebida alcoólica nos mercados, o que se deve também ao fechamento dos bares, mas nos indica um consumo bastante elevado”.

Apontou que pesquisa feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) indicou aumento do número de pessoas em situação de depressão, violência doméstica, ambas associadas ao consumo de álcool.

Também disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social constatou o aumento perceptível de pessoas em situação de rua em Blumenau, sendo 60 novas pessoas identificados somente no mês passado pela abordagem social, uma grande porcentagem fazendo uso de álcool.

Ao final, sintetizou que a fala tinha o objetivo de convidar o Legislativo a pensar, juntamente com o Executivo, propostas e novas possibilidades relacionadas ao tema para melhorar a vida dos munícipes.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio - Imprensa CMB

Diretor de Políticas Sobre Drogas da Semudes fala sobre combate ao alcoolismo