Câmara Mirim realiza sessão ordinária nesta segunda-feira e dois suplentes são empossados

05 DE Abril DE 2021
  • Atividades da Câmara Mirim
  • 2021

• A Câmara Mirim de Blumenau realizou na tarde desta segunda-feira (5), a terceira sessão ordinária do ano, que ocorreu por videoconferência. A presidente Laura Leite da Silva conduziu a reunião, que iniciou às 15 horas, do Plenário do Legislativo.

No início da sessão foram empossados dois vereadores mirins suplentes que ocuparam as vagas deixadas pelos titulares por motivos particulares. O vereador Almir Vieira (PP), primeiro secretário da Casa, empossou os estudantes Brenda Araújo Matuszewski, representante da Escola Básica Hermann Hamann, e Biankato Moisés da Costa, da EBM Almirante Tamandaré. Eles substituíram, respectivamente, Grazieli da Silva e Gabriel Pereira.

Almir Vieira parabenizou todos os mirins que se dispuseram a ser candidatos e enalteceu o fato de os vereadores mirins buscarem aprender sobre o funcionamento de uma parte da política, que é o legislativo. “Quem sabe no futuro vocês possam estar no nosso lugar, apresentando projetos em favor da nossa cidade”, assinalou, colocando o gabinete dele à disposição dos mirins.

O vereador Carlos Wagner - Alemão (PSL) também participou de um momento da sessão mirim. Ele foi até o Plenário acompanhado do seu chefe de Gabinete, o ex-prefeito Dalto dos Reis. Alemão também parabenizou os pequenos parlamentares pela coragem em fazer parte da Câmara Mirim. “Vocês vão aprender com a experiência dos mais velhos e terão mais chances de acertar onde erramos”, ressaltou. Disse que sempre estará disponível para os vereadores mirins, auxiliando-os no que for possível.

Em seus pronunciamentos os pequenos parlamentares falaram sobre assuntos relacionados à pandemia da Covid-19, como vacinação, pessoas negacionistas, a dedicação dos profissionais da saúde no combate à doença, bem como a importância das medidas de proteção. Meio ambiente e discriminação racial foram outros assuntos comentados pelos mirins.

Após os pronunciamentos a presidente informou que com a saída de Grazieli da Silva, que era primeira secretária da Mesa Diretora, haverá eleição para a escolha do novo titular do cargo para o primeiro semestre, durante a próxima sessão ordinária. Explicou que os interessados em concorrer ao cargo devem encaminhar pedido de inscrição à assessoria do Programa Vereador Mirim até o dia 13 de abril.

Em seguida, encerrou a reunião e convocou os vereadores mirins para a próxima sessão ordinária, que acontecerá no dia 19 de abril, às 9 horas. Assinalou que ainda será definido se a sessão será presencial ou por videoconferência.

A imagem destacada nesta matéria

Os pronunciamentos dos vereadores mirins durante a sessão