Intendente da Vila Itoupava destaca na tribuna o Centro Cultural da Vila Itoupava

22 DE Junho DE 2021
  • Tribuna livre
  • 2021

• O Intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro Silva, mais conhecido como Índio, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (22) para falar sobre os 20 anos do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC) e também para agradecer à Câmara de Vereadores pela aprovação de leis que beneficiaram o Distrito da Vila Itoupava.
    Índio destacou que o prédio onde funciona o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava está localizado no espaço onde funcionou a quarta cervejaria fundada no município, que foi a Cervejaria Feldmann. Ressaltou que das cervejarias mais antigas é a única que teve a edificação restaurada e preservada.

Lembrou que o Centro foi instituído pela Lei Complementar Nº 318, aprovada pelo Legislativo durante o governo de Décio Lima (PT). Explicou que a unidade foi possível pela parceria do Município com a empresa Veolia Brasil, que implementou um aterro industrial na Vila Itoupava, e até hoje destina recursos para as atividades educacionais e ambientais realizadas pelo Centro.

Mostrou fotos e comentou sobre as atividades e projetos desenvolvidos no espaço, destacando o Projeto Fábrica de Gaiteiros, realizado em parceria com o Instituto Renato Borghetthi. Trata-se do segundo polo implementado no Brasil. O primeiro fica em Lages. Disse que o programa é disponibilizado a jovens da comunidade de forma totalmente gratuita, sendo que os alunos também ganham o instrumento. Também comentou e mostrou fotos do curso de violão ofertado em parceria com o pólo da Pró-família que funciona no CTC.

Ressaltou que sua vinda à Câmara teve o objetivo de agradecer ao Legislativo pela aprovação das leis que beneficiaram a população da Vila Itoupava. “Só este ano tivemos mais de 10 matérias encaminhadas pelo Executivo e outras apresentadas por vereadores. Todas resultaram aprovadas, o que representa a boa articulação entre o Executivo e o Legislativo. Cada ação tem a digital dos vereadores que aprovaram essas matérias”, reforçou, citando as melhorias que as legislações aprovadas possibilitaram para o Distrito, como a criação do Parque Municipal Natural Claus Feldmann e os recursos destinados ao Hospital Misericórdia.

Disse que recentemente a Câmara aprovou que o Município pudesse contrair financiamento e assim dar andamento ao processo licitatório para a aquisição de uma frota de maquinário novos para a Intendência da Vila Itoupava. Assinalou que a frota tão antiga, de 1986, impedia um serviço adequado para atender a 220 quilômetros de estrada de chão no distrito. “Às vezes viemos cobrar, mas temos o dever de exaltar as boas coisas que acontecem”.

Convidou os vereadores e a comunidade para participarem da transferência simbólica do governo municipal para a Intendência da Vila Itoupava, que será na próxima sexta-feira (25), às 9h30. O evento faz parte das comemorações do aniversário do Centro, previsto em lei. “ A data é celebrada dia 27 de junho, porém a legislação, também aprovada nesta casa, prevê o adiantamento quando a data cai num fim de semana”, explicou.

Anunciou ainda a inauguração da Praça Hilda Bublitz, na manhã deste sábado (26) e finalizou agradecendo mais uma vez a sinergia entre o Executivo e o Legislativo que tanto tem beneficiado a Vila Itoupava.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio - Imprensa CMB

22 DE Junho DE 2021