Novos vereadores mirins e suplentes da Legislatura 2023 são diplomados na última sessão ordinária do ano

Novos vereadores mirins e suplentes da Legislatura 2023 são diplomados na última sessão ordinária do ano

08 DE Dezembro DE 2022
  • 2022
  • Atividades da Câmara Mirim


  • A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou na noite desta quarta-feira (7) a 20ª sessão ordinária da Legislatura 2022 e a cerimônia de diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2023 e seus respectivos suplentes. A sessão, que aconteceu com o Plenário do Legislativo municipal lotado, foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Mirim, Matheus Bryan Nowasky, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora mirim. Na sessão estavam presentes os atuais vereadores mirins, o vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), o assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó e demais integrantes da equipe do programa, Elga Holstein Fonseca Doria, representando a Secretaria Municipal de Educação. Além deles, os vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2023 e seus respectivos suplentes, ex-vereadores mirins, pais, responsáveis, diretores, professores, familiares e demais convidados. 



    A sessão ordinária foi composta de dois momentos. No primeiro momento, os atuais vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos de despedida na tribuna. Os parlamentares mirins presentes recordaram de suas jornadas no programa, desde a eleição, passando pela diplomação, posse, até o primeiro discurso na sessão, o curso de oratória, as viagens pedagógicas e demais momentos. Lembraram de todas as experiências e momentos vividos. Também falaram do conhecimento e aprendizados que essas experiências renderam e como o programa contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento pessoal e para a formação de vida de cada um deles. Apontaram também como foi gratificante e importante essa oportunidade de poder ajudar a comunidade e as escolas com a apresentação de projetos e requerimentos. Eles também agradeceram aos seus familiares, aos diretores e professores das escolas,  que os ajudaram nesta trajetória. Fizeram agradecimentos aos coordenadores e à equipe da Câmara Mirim, aos colegas vereadores mirins e aos suplentes que os acompanharam, ajudaram e incentivaram neste período. Também manifestaram o desejo de continuar cultivando as amizades conquistadas dentro da Câmara Mirim para além desse espaço. 



    Por fim, os atuais vereadores mirins deixaram uma mensagem aos futuros vereadores mirins para que aproveitem essa oportunidade ao máximo, pois o tempo passa rápido. Aconselharam também aos novos vereadores mirins para que não desistam do mandato diante dos obstáculos e dificuldades que possam surgir. Incentivaram que eles continuem firmes na caminhada, pois ao fim do mandato tudo valerá a pena. Desejaram uma boa sorte e sucesso aos novos vereadores mirins e que possam ter experiências produtivas e incríveis durante o ano, assim como eles tiveram. 



    Encerrado os discursos dos atuais vereadores mirins, a segunda parte da sessão foi destinada para a diplomação dos novos vereadores mirins e suplentes. Nesta etapa, a condução dos trabalhos da sessão foi do vereador Professor Gilson de Souza, que em nome do Poder Legislativo municipal, realizou a diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2023 e seus respectivos suplentes e fez a instalação da legislatura 2023 do Programa Vereador Mirim, que está atuando a mais de 20 anos e é merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando no município. Para a entrega dos diplomas, o vereador Professor Gilson chamou nominalmente os vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes para que recebessem um a um os seus diplomas em frente à Mesa Diretora. 



    O vereador Professor Gilson de Souza afirmou que os novos vereadores mirins serão tratados com muito respeito, carinho e serão direcionados para o bem dentro do projeto da Câmara de Vereadores. “No exercício da Câmara Mirim estarão fazendo discursos primorosos, com desenvoltura, discutindo ideias e aprendendo sobre a política”. Aos atuais vereadores mirins, que estão se despedindo, ele afirmou que não será o fim, mas o início de uma nova caminhada. “Quando eu estou um pouco desanimado diante das críticas e ofensas que recebemos diariamente e se estou me questionando se vale a pena continuar exercendo o meu mandato enquanto vereador, eu ouço vocês falando ou vejo vocês atuando e isso me incentiva a continuar e ver que vale a pena. Vocês estão transformando a sociedade e me enchem de esperança enquanto educador para um futuro melhor com mais empatia”, apontou, destacando que desde 2017 acompanha este programa e participa das atividades. Desejou que os vereadores mirins continuem participando da política. 



    O assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó, fez um agradecimento aos demais integrantes da equipe da Câmara Mirim pelo excelente trabalho que desempenham. “São 22 anos de história de programa e a cada ano vem surpreendendo com as novas turmas. Nessa turma em especial havia um entrosamento e uma conexão deste o primeiro dia de mandato e foi assim o programa inteiro. Esse programa, além da equipe da Câmara Mirim, conta com todo o apoio e toda a estrutura da Câmara de Vereadores, que faz esse programa acontecer”, apontou, falando da importância das escolas neste projeto, de todo o trabalho que as escolas fazem e explicou as mudanças feitas nas eleições nos últimos anos por conta da pandemia e para minimizar a sobrecarga nas escolas. “Estamos aqui para dividir também o peso com as escolas, sabemos que existem obstáculos, mas não vamos desistir. Agradeço a todas as escolas que aceitaram esse desafio”. Ele também falou um pouco das experiências vividas, aprendizados e momentos vividos neste ano no programa e parabenizou os atuais vereadores mirins, dizendo que eles se tornaram sua família.



    Representando a Secretaria Municipal de Educação, Elga Holstein Fonseca Doria apontou que foi um orgulho estar presente neste momento especial e significativo para a história da Câmara. Apontou que ao observar os pronunciamentos dos jovens ela pôde perceber a grande compreensão que significa a legislatura e a representação de um município e das necessidades deste município. Ela também destacou a representação feminina tanto nesta gestão como na próxima. “Isso muito me agrada em saber que a fala das mulheres estão representadas, assim como a fala dos jovens. Nada melhor do que o próprio jovem falar das suas próprias necessidades e de suas comunidades. A Câmara Mirim é um espaço de cidadania e de conceituação de política muito significativo”, destacou, dizendo que acompanhou os discursos e debates  na última sessão ordinária mirim e apontou que pôde perceber que os atuais vereadores mirins aproveitaram muito este processo. Aos novos vereadores de 2023, ela aconselhou que aproveitem este momento. “A cidade precisa da coragem de  jovens como vocês para fazer mudanças e melhorar cada vez mais a cidade. Deem o seu melhor, acreditem porque vocês são capazes de fazer a mudança que a sociedade precisa”, concluiu. 



    A professora Língua Portuguesa da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, Karina Gebien Albrecht, fez uso da palavra representando as escolas sorteadas para a Legislatura de 2023. Ela recordou como conheceu o Programa Vereador Mirim em 2013 e contou das experiências e das histórias que compartilhou com alunos que participaram do programa em anos anteriores, tanto na escola Anita Garibaldi como em outra escola onde leciona, o Colégio Sagrada Família, que a fizeram conhecer mais sobre o projeto e seus objetivos e despertar seu desejo de orientar caso algum aluno viesse a representar a Escola Básica Municipal Anita Garibaldi na Câmara Mirim e ter a oportunidade de participar dessa profunda experiência. “Cada um de vocês têm a sua história, a sua realidade de vida, mas quando todos se juntarem nas sessões e colocarem suas ideias em pauta, não esqueçam que todos são diferentes e tem caminhos diferentes, mas  ao assumir o compromisso de representar a escola como vereadores mirins e suplentes, vocês assumem também a responsabilidade de aprender a ouvir o outro, de entender o porquê daquela ideia, daquele projeto em questão. Vocês são o nosso futuro e a escola, a família, os pais e os responsáveis fazem parte desse caminho para o futuro que os espera”, ressaltou.



    Representando os vereadores mirins recém diplomados para legislatura de 2023, fez uso da palavra a aluna Júlia Eduarda Passold da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi. Ela fez agradecimentos a Deus, aos pais e responsáveis, aos diretores e professores das escolas e também aos incentivadores e colaboradores que mantêm vivo o projeto. “Graças a eles tivemos essa oportunidade de desde cedo adentrar e conhecer o que é a política e a importância de um jovem compreender o que é a política. Nós compreendemos a importância de estar aqui e a responsabilidade de representar o Parlamento Mirim desta cidade. Nós estamos com muitas expectativas para este ano que virá. Já enfrentamos bastante ansiedade ao apresentar nossas propostas nas escolas e depois ficarmos à espera do resultado do pleito eleitoral. Aqui na Câmara nós passaremos por muitos desafios, mas também muitos aprendizados e agora enfrentaremos todos juntos e estamos dispostos a servir a toda a comunidade de Blumenau. Nós faremos o melhor que pudermos. Desejo que todos aproveitem esse tempo que virá”, destacou a nova vereador mirim, desejando felicidade e sucesso no mandato a todos os colegas vereadores mirins. 



    A ex-vereadora mirim da Legislatura 2020/2021, Laura Leite da Silva, fez uso da palavra representando os ex-vereadores mirins. Apontou que a vida é feita de ciclos e que para os atuais vereadores mirins esta fase está chegando ao fim. Apontou que já teve a experiência de passar por isso e sabe como os vereadores mirins vão sentir saudades. Aos novos parlamentares mirins apontou que a Câmara Mirim é um lugar mágico, embora advertiu que haverá momentos desafiadores. “Não pensem que desistir será a melhor saída, sigam em frente, tenham coragem, pois ao fim do ano tudo valerá a pena. Vocês vão poder analisar tudo que passou, as amizades feitas, cada discurso, cada requerimento e cada projeto, sem contar na nossa evolução. A Câmara Mirim proporciona uma evolução imensa em cada um de nós, basta analisar nossos primeiros discursos e os discursos finais. A evolução é nítida”, apontou, aconselhando os novos mirins para que aproveitem cada momento durante o mandato. Também parabenizou os atuais vereadores mirins que fizeram a diferença para a cidade neste ano. Por fim, ela expressou a falta que sente dos colegas vereadores mirins da Legislatura 2020/2021.


    Veja Também

    Confira os vereadores mirins titulares e suplentes diplomados Legislatura 2023

    O vídeo completo da sessão

    Galeria de fotos da sessão parte 1

    Galeria de fotos da sessão parte 2

    Galeria de fotos da sessão parte 3



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB


    Novos vereadores mirins e suplentes da Legislatura 2023 são diplomados na última sessão ordinária do ano

    Novos vereadores mirins e suplentes da Legislatura 2023 são diplomados na última sessão ordinária do ano

    08 DE Dezembro DE 2022
  • 2022
  • Atividades da Câmara Mirim

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou na noite desta quarta-feira (7) a 20ª sessão ordinária da Legislatura 2022 e a cerimônia de diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2023 e seus respectivos suplentes. A sessão, que aconteceu com o Plenário do Legislativo municipal lotado, foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Mirim, Matheus Bryan Nowasky, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora mirim. Na sessão estavam presentes os atuais vereadores mirins, o vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), o assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó e demais integrantes da equipe do programa, Elga Holstein Fonseca Doria, representando a Secretaria Municipal de Educação. Além deles, os vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2023 e seus respectivos suplentes, ex-vereadores mirins, pais, responsáveis, diretores, professores, familiares e demais convidados. 



    A sessão ordinária foi composta de dois momentos. No primeiro momento, os atuais vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos de despedida na tribuna. Os parlamentares mirins presentes recordaram de suas jornadas no programa, desde a eleição, passando pela diplomação, posse, até o primeiro discurso na sessão, o curso de oratória, as viagens pedagógicas e demais momentos. Lembraram de todas as experiências e momentos vividos. Também falaram do conhecimento e aprendizados que essas experiências renderam e como o programa contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento pessoal e para a formação de vida de cada um deles. Apontaram também como foi gratificante e importante essa oportunidade de poder ajudar a comunidade e as escolas com a apresentação de projetos e requerimentos. Eles também agradeceram aos seus familiares, aos diretores e professores das escolas,  que os ajudaram nesta trajetória. Fizeram agradecimentos aos coordenadores e à equipe da Câmara Mirim, aos colegas vereadores mirins e aos suplentes que os acompanharam, ajudaram e incentivaram neste período. Também manifestaram o desejo de continuar cultivando as amizades conquistadas dentro da Câmara Mirim para além desse espaço. 



    Por fim, os atuais vereadores mirins deixaram uma mensagem aos futuros vereadores mirins para que aproveitem essa oportunidade ao máximo, pois o tempo passa rápido. Aconselharam também aos novos vereadores mirins para que não desistam do mandato diante dos obstáculos e dificuldades que possam surgir. Incentivaram que eles continuem firmes na caminhada, pois ao fim do mandato tudo valerá a pena. Desejaram uma boa sorte e sucesso aos novos vereadores mirins e que possam ter experiências produtivas e incríveis durante o ano, assim como eles tiveram. 



    Encerrado os discursos dos atuais vereadores mirins, a segunda parte da sessão foi destinada para a diplomação dos novos vereadores mirins e suplentes. Nesta etapa, a condução dos trabalhos da sessão foi do vereador Professor Gilson de Souza, que em nome do Poder Legislativo municipal, realizou a diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2023 e seus respectivos suplentes e fez a instalação da legislatura 2023 do Programa Vereador Mirim, que está atuando a mais de 20 anos e é merecedor de louvores pelos resultados positivos que vem alcançando no município. Para a entrega dos diplomas, o vereador Professor Gilson chamou nominalmente os vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes para que recebessem um a um os seus diplomas em frente à Mesa Diretora. 



    O vereador Professor Gilson de Souza afirmou que os novos vereadores mirins serão tratados com muito respeito, carinho e serão direcionados para o bem dentro do projeto da Câmara de Vereadores. “No exercício da Câmara Mirim estarão fazendo discursos primorosos, com desenvoltura, discutindo ideias e aprendendo sobre a política”. Aos atuais vereadores mirins, que estão se despedindo, ele afirmou que não será o fim, mas o início de uma nova caminhada. “Quando eu estou um pouco desanimado diante das críticas e ofensas que recebemos diariamente e se estou me questionando se vale a pena continuar exercendo o meu mandato enquanto vereador, eu ouço vocês falando ou vejo vocês atuando e isso me incentiva a continuar e ver que vale a pena. Vocês estão transformando a sociedade e me enchem de esperança enquanto educador para um futuro melhor com mais empatia”, apontou, destacando que desde 2017 acompanha este programa e participa das atividades. Desejou que os vereadores mirins continuem participando da política. 



    O assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó, fez um agradecimento aos demais integrantes da equipe da Câmara Mirim pelo excelente trabalho que desempenham. “São 22 anos de história de programa e a cada ano vem surpreendendo com as novas turmas. Nessa turma em especial havia um entrosamento e uma conexão deste o primeiro dia de mandato e foi assim o programa inteiro. Esse programa, além da equipe da Câmara Mirim, conta com todo o apoio e toda a estrutura da Câmara de Vereadores, que faz esse programa acontecer”, apontou, falando da importância das escolas neste projeto, de todo o trabalho que as escolas fazem e explicou as mudanças feitas nas eleições nos últimos anos por conta da pandemia e para minimizar a sobrecarga nas escolas. “Estamos aqui para dividir também o peso com as escolas, sabemos que existem obstáculos, mas não vamos desistir. Agradeço a todas as escolas que aceitaram esse desafio”. Ele também falou um pouco das experiências vividas, aprendizados e momentos vividos neste ano no programa e parabenizou os atuais vereadores mirins, dizendo que eles se tornaram sua família.



    Representando a Secretaria Municipal de Educação, Elga Holstein Fonseca Doria apontou que foi um orgulho estar presente neste momento especial e significativo para a história da Câmara. Apontou que ao observar os pronunciamentos dos jovens ela pôde perceber a grande compreensão que significa a legislatura e a representação de um município e das necessidades deste município. Ela também destacou a representação feminina tanto nesta gestão como na próxima. “Isso muito me agrada em saber que a fala das mulheres estão representadas, assim como a fala dos jovens. Nada melhor do que o próprio jovem falar das suas próprias necessidades e de suas comunidades. A Câmara Mirim é um espaço de cidadania e de conceituação de política muito significativo”, destacou, dizendo que acompanhou os discursos e debates  na última sessão ordinária mirim e apontou que pôde perceber que os atuais vereadores mirins aproveitaram muito este processo. Aos novos vereadores de 2023, ela aconselhou que aproveitem este momento. “A cidade precisa da coragem de  jovens como vocês para fazer mudanças e melhorar cada vez mais a cidade. Deem o seu melhor, acreditem porque vocês são capazes de fazer a mudança que a sociedade precisa”, concluiu. 



    A professora Língua Portuguesa da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, Karina Gebien Albrecht, fez uso da palavra representando as escolas sorteadas para a Legislatura de 2023. Ela recordou como conheceu o Programa Vereador Mirim em 2013 e contou das experiências e das histórias que compartilhou com alunos que participaram do programa em anos anteriores, tanto na escola Anita Garibaldi como em outra escola onde leciona, o Colégio Sagrada Família, que a fizeram conhecer mais sobre o projeto e seus objetivos e despertar seu desejo de orientar caso algum aluno viesse a representar a Escola Básica Municipal Anita Garibaldi na Câmara Mirim e ter a oportunidade de participar dessa profunda experiência. “Cada um de vocês têm a sua história, a sua realidade de vida, mas quando todos se juntarem nas sessões e colocarem suas ideias em pauta, não esqueçam que todos são diferentes e tem caminhos diferentes, mas  ao assumir o compromisso de representar a escola como vereadores mirins e suplentes, vocês assumem também a responsabilidade de aprender a ouvir o outro, de entender o porquê daquela ideia, daquele projeto em questão. Vocês são o nosso futuro e a escola, a família, os pais e os responsáveis fazem parte desse caminho para o futuro que os espera”, ressaltou.



    Representando os vereadores mirins recém diplomados para legislatura de 2023, fez uso da palavra a aluna Júlia Eduarda Passold da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi. Ela fez agradecimentos a Deus, aos pais e responsáveis, aos diretores e professores das escolas e também aos incentivadores e colaboradores que mantêm vivo o projeto. “Graças a eles tivemos essa oportunidade de desde cedo adentrar e conhecer o que é a política e a importância de um jovem compreender o que é a política. Nós compreendemos a importância de estar aqui e a responsabilidade de representar o Parlamento Mirim desta cidade. Nós estamos com muitas expectativas para este ano que virá. Já enfrentamos bastante ansiedade ao apresentar nossas propostas nas escolas e depois ficarmos à espera do resultado do pleito eleitoral. Aqui na Câmara nós passaremos por muitos desafios, mas também muitos aprendizados e agora enfrentaremos todos juntos e estamos dispostos a servir a toda a comunidade de Blumenau. Nós faremos o melhor que pudermos. Desejo que todos aproveitem esse tempo que virá”, destacou a nova vereador mirim, desejando felicidade e sucesso no mandato a todos os colegas vereadores mirins. 



    A ex-vereadora mirim da Legislatura 2020/2021, Laura Leite da Silva, fez uso da palavra representando os ex-vereadores mirins. Apontou que a vida é feita de ciclos e que para os atuais vereadores mirins esta fase está chegando ao fim. Apontou que já teve a experiência de passar por isso e sabe como os vereadores mirins vão sentir saudades. Aos novos parlamentares mirins apontou que a Câmara Mirim é um lugar mágico, embora advertiu que haverá momentos desafiadores. “Não pensem que desistir será a melhor saída, sigam em frente, tenham coragem, pois ao fim do ano tudo valerá a pena. Vocês vão poder analisar tudo que passou, as amizades feitas, cada discurso, cada requerimento e cada projeto, sem contar na nossa evolução. A Câmara Mirim proporciona uma evolução imensa em cada um de nós, basta analisar nossos primeiros discursos e os discursos finais. A evolução é nítida”, apontou, aconselhando os novos mirins para que aproveitem cada momento durante o mandato. Também parabenizou os atuais vereadores mirins que fizeram a diferença para a cidade neste ano. Por fim, ela expressou a falta que sente dos colegas vereadores mirins da Legislatura 2020/2021.


    Veja Também

    Confira os vereadores mirins titulares e suplentes diplomados Legislatura 2023

    O vídeo completo da sessão

    Galeria de fotos da sessão parte 1

    Galeria de fotos da sessão parte 2

    Galeria de fotos da sessão parte 3



    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Ingrid Leonel | Imprensa CMB